Neste Dia Nacional da Vacinação, celebrado nesta segunda-feira (17), Santa Catarina não tem muito a comemorar em relação à imunização infantil contra Covid-19. A vacinação de crianças de 3 e 4 anos segue abaixo dos 10% em Santa Catarina. O grupo é imunizado desde junho no Estado, mas até o momento a cobertura vacinal é de 8,7% para primeira dose e de 3,3% na segunda.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A imunização de crianças de cinco a 11 anos também anda a passos lentos. Dados do Ministério da Saúde mostram que 332.156 crianças foram imunizadas. Esse contingente corresponde a 51,67% do público nesta faixa etária que precisa ser vacinado. 

Ainda de acordo com os dados da Saúde, 221.632 crianças completaram o esquema vacinal primário, ou seja, receberam duas doses da vacina contra o coronavírus. Isso corresponde a 34,48% do público. O grupo é vacinado desde janeiro no país,,

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reconhece que é necessário avançar na vacinação deste público. A SES alerta que esse grupo também pode evoluir para a gravidade e inclusive óbito pela Covid.

Continua depois da publicidade

A análise do Estado é de que ainda existe hesitação em relação à vacina da Covid, resultado, segundo a SES, das informações falsas que circulam sobre o imunizante. “Mas é necessário reforçar a segurança da vacina, que passou por todas as fases de estudo, sendo aprovada pela Anvisa para uso neste grupo”, completou a nota.

A SES diz manter as estratégias para ampliar as coberturas vacinais neste público com estímulo aos municípios para a realização da busca ativa, ampliação dos horários das unidades de saúde e vacinação nas escolas.

Leia também 

SC tem mais de 40 casos de varíola dos macacos registrados em duas semanas

Quem são as vítimas de SC do hantavírus, doença transmitida por ratos

Previsão de corte de R$ 407 milhões gera temor de falta de remédio para HIV