A falha no sistema do Ministério da Saúde e no aplicativo ConecteSUS, registrada na manhã desta sexta-feira (10), não afetará a vacinação contra a Covid-19 em Joinville, confirmou a secretaria de comunicação (Secom) da prefeitura do município.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De acordo com o secretário Thiago Boeing, desde o início da pandemia, o município trabalha com um sistema paralelo e os dados são abastecidos nos dois sistemas. Além disso, a população pode utilizar os comprovantes de vacinação de papel.
– É comum o sistema do SUS ter instabilidade. Se por acaso sai do ar, a gente continua lançando as vacinas no sistema municipal, e assim que o sistema retorna, nós fazemos o lançamento dessas doses – explica.
Portanto, conforme a comunicação, a vacinação segue normal nesta manhã em Joinville, com doses de reforço da Janssen sendo aplicadas nos pontos de imunização do Centreventos Cau Hansen e as doses de outras vacinas sendo aplicadas nas unidades básicas de saúde.
Continua depois da publicidade
Ataque hacker
Um ataque hacker foi responsável por deixar os sitemas fora do ar e fez com que os comprovantes de vacinação não pudessem mais ser acessados, conforme relatos dos próprios usuários.
Ao mesmo tempo, uma mensagem passou a ser exibida nos sites do ConecteSUS e do Ministério da Saúde: “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”, diz o texto, assinado pelo Lapsus$ Group. “50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados.” A mensagem apareceu de forma intermitente até parar de ser exibida, por volta das 7h, segundo informações do g1.
Segundo o Lapsus$ Group, foi utilizaso um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador ou do sistema, permitindo que o autor sobre um valor em dinheiro pelo “resgate”.
Até o fechamento desta matéria, às 9h30, o o aplicativo oficial para emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ainda não havia sido restaurado.
Continua depois da publicidade
Leia também
MP mantém apuração sobre medidas contra dengue em Joinville
Dose de reforço contra Covid: quem pode receber a vacina e qual o imunizante?
SC chega a 13 regiões em risco moderado para Covid, mas duas áreas têm piora nos índices
Brasil chega a cinco casos da variante Ômicron, mas Queiroga descarta “fechamento total”