A vacinação de professores em Santa Catarina contra a Covid-19 deve começar pelos profissionais da Educação Infantil. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (20) pela Secretaria de Estado da Educação (SED). A data para o início da imunização ainda não foi divulgada, mas a SED informou a ordem de aplicação das vacinas (veja abaixo).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O plano prevê a divisão dos educadores e demais trabalhadores da área em dois grupos diferenciados por quem está no ensino presencial e remoto. Além da SED, integrantes do Comitê Estratégico de retomada das aulas presenciais também elaboraram a proposta. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), entidades, representantes dos municípios e dos sindicatos da categoria participaram da reunião.

Foi considerada, segundo a SED, uma maior vulnerabilidade dos profissionais que estão atuando nas modalidades de ensino presencial para a definição da prioridade. A proposta também prevê a vacinação de pessoas que atuam na limpeza, gestão e alimentação de escolas.

Veja como é proposta de vacinação:

1º grupo – Profissionais que atuam no atendimento presencial

Continua depois da publicidade

– Educação Infantil (professores e auxiliares);

– Educação Especial;

– Equipe técnica, administrativa e pedagógica (gestão, limpeza, alimentação, orientadores de convivência);

– Ensino Fundamental (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras);

– Ensino Médio (professor, segundo professor, auxiliares, intérpretes de Libras);

– Ensino Superior.

2º grupo – Profissionais que atuam em Atividade Remota (a ordem seguirá as etapas de ensino da vacinação do 1º grupo)

– Profissionais que são do Grupo de Risco para a Covid;

– Profissionais que atuam em atividade remota, EAD ou similares.

Cadastro

Mesmo sem a previsão de início da vacinação, os integrantes do Comitê Estratégico de retomada das aulas presenciais desenvolveram um formulário para a coleta dos dados dos profissionais que atuam nas instituições das diversas etapas de ensino.

O arquivo será disponibilizado para os municípios e a estimativa é que o cadastramento comece a partir de 26 de abril.

Continua depois da publicidade

> Acompanhe a evolução da vacinação contra o coronavírus em SC

Após a coleta, a equipe responsável deve organizar as respostas, contemplando a sequência estabelecida pelo plano, encaminhando a quantidade total de cada grupo, por meio de um formulário próprio. Uma cópia da listagem final dos trabalhadores da educação aptos ao recebimento de vacinas deverá ser encaminhada às equipes de vacinadores do município.

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

> Primeira morte por reinfecção de variante do coronavírus é confirmada no Brasil

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Aprovada medida que abre espaço para volta da redução de jornada e salário no Brasil

Hospital explica por que Paulo Gustavo recebeu visita na UTI em meio à pandemia

O que abre e fecha em Florianópolis no feriado de Tiradentes 2021