Desde a manhã desta segunda-feira (23), as pessoas com mais de 60 anos já podem receber a vacina contra a gripe em Joinville. A imunização está ocorrendo em todas as unidades básicas de saúde e na sala de vacina do Centro de Vigilância em Saúde. Além dos idosos, apenas os trabalhadores da área da saúde, tanto do setor público quanto do privado, e integrantes de serviços como Guarda Municipal, Defesa Civil e agentes de trânsito também estão recebendo a vacina, por fazerem parte de um grupo que atua em situações de risco. Para outros grupos prioritários, a vacinação começará a ser feita em 16 de abril.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta segunda-feira, o movimento foi considerado tranquilo nas unidades de saúde. Nestes postos, algumas salas de espera estão sendo organizadas para que seja respeitada a distância de dois metros entre cada usuário. Nos lugares onde não é possível fazer esta mudança, ela vem por meio de orientações dos atendentes.

– Pedimos que as pessoas venham com calma e que, na unidade, deem preferência por ficar nos lugares mais arejados enquanto esperam. Em alguns lugares há distribuições de senha e, em outros, elas não estão sendo necessárias porque o fluxo de atendimento é mais rápido – afirma o gerente de Vigilância em Saúde de Joinville Henrique Deckmann.

Conteúdo gratuito: confira as matérias sobre o Coronavírus

A Secretaria de Saúde está realizando atendimentos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos e outras casas de acolhimentos, onde há maior concentração de pessoas com mais de 60 anos, que também são o principal grupo de risco para infecção pelo novo coronavírus. Os profissionais também estão indo em casas imunizar idosos que estão acamados e, por isso, não tem condições de irem às unidades de saúde.

A maioria destes casos já está no cadastro da Secretaria de Saúde, mas quem precisar solicitar este tipo de atendimento, pode entrar em contato pelo Ligue Saúde Joinville, no telefone (47) 3481-5165. A estimativa é imunizar entre 40 e 50 mil idosos contra a gripe.

Continua depois da publicidade

Em outras cidades, como Florianópolis, haverá atendimentos em locais alternativos, como nos veículos, para que as pessoas não precisem entrar nas unidades de saúde. Em Joinville, a princípio, não haverá este tipo de atendimento.

– Vamos manter o atendimento desta forma, por enquanto. A orientação é que o idoso venha, seja vacinado e retorne imediatamente para casa – diz Deckmann.

Entenda as etapas da campanha de vacinação contra a gripe:

Segunda-feira, 23 de março

Grupo: idosos (acima de 60 anos) e para trabalhadores da saúde

Quinta-feira, 16 de abril

Grupo: professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Continua depois da publicidade

Sábado, 9 de maio

Grupo: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.