A vacinação de idosos contra a gripe gerou filas na manhã desta quinta-feira (26) na região da Arena Joinville. Desde às 8h30, uma ação da Secretaria da Saúde está aplicando vacinas exclusivamente em pessoas com mais de 60 anos que chegarem de veículo no local. Por volta das 10h30, a fila reunia cerca de 8 mil carros, de acordo com uma contagem aproximada do Departamento de Trânsito (Detrans).

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão municipal, as filas de veículos chegaram próximo da BR-101 e do terminal de ônibus do bairro Guanabara. No entanto, a prefeitura afirmou que o atendimento está sendo rápido, já que há seis pontos de vacinação na estrutura, que funciona sob a cobertura da área de acesso ao prédio administrativo da Arena Joinville.

Inicialmente, foram colocadas 3 mil doses da vacina na Arena. Com a alta demanda, a Secretaria de Saúde conseguiu deslocar mais 2,2 mil doses para a Arena. A informação inicial era de que o serviço funcionaria até 16h30, enquanto durar as doses da vacina contra a gripe H1N1.

Além da vacinação nos carros, as unidades de saúde da cidade estão atendendo a domicilio os idosos acamados e as instituições de idosos. A partir de 6 de abril, elas voltam a receber o público para aplicar as vacinas. Na última quarta-feira (25), o município recebeu mais 10 mil doses e um novo lote já foi solicitado ao Ministério da Saúde.

Fila nas ruas do entorno da Arena Joinville
Fila nas ruas do entorno da Arena Joinville (Foto: Arquivo pessoal)

Como funciona a vacinação na Arena

Será permitido veículos que tenham no máximo quatro ocupantes – a orientação é para que não levem crianças nos carros. Os veículos com idosos estão sendo orientados a entrar pelo portão principal de acesso à área interna do estádio, onde são orientados pela Guarda Municipal e Agentes de Trânsito para se dirigir para o atendimento.

Continua depois da publicidade

A triagem acontece na fila de veículos na rua Inácio Bastos, entrando na Arena apenas quem cumprir os requisitos para a vacinação. Esse modelo de serviço, chamado de drive-thru, possibilita que o idoso não precise sair do veículo para receber a vacina. Assim se previne a exposição e a aglomeração.

A pessoa que vai ser beneficiada com a vacina deve levar apenas o documento de identidade, que comprove a idade. Os servidores da Saúde vão fazer o preenchimento da carteira de vacina que comprova o atendimento contra a gripe.