A vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 em Santa Catarina não deslanchou. Nesta sexta-feira (19), quando completa um mês do início da imunização deste público, menos de 2% foram vacinados.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e foram atualizados nesta sexta. Ao todo, 8.554 crianças nessa faixa etária foram imunizadas — 200 mil precisam ser vacinadas segundo estimativa da própria pasta. A vacina usada é a Coronavac, aplicada em duas doses com intervalo de 28 dias entre elas.

Na segunda-feira (15), a SES afirmou não ter mais doses de Coronavac em estoque para enviar aos municípios. Na ocasião, a pasta informou que nenhum município tinha sinalizado falta de imunizantes para seguir vacinando.

A falta do imunizante compromete a vacinação em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Na primeira, a imunização foi suspensa por falta de doses.

Continua depois da publicidade

Questionada, a SES diz ver os números com preocupação, não só em relação à Covid-19, mas com todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização.

“A propagação de fake news e desconhecimento sobre doenças que atualmente são consideradas erradicadas ou que tiveram uma redução significativa nos casos promoveram um desinteresse na busca pela proteção através dos imunizantes”, disse a SES em resposta ao Diário Catarinense.

Para tentar reverter esse cenário, a SES destacou a assinatura em junho deste ano de uma portaria que permitiu o repasse de verbas aos municípios para ampliação dos horários de atendimento dos postos de vacinação. Outro aporte financeiro, segundo a pasta, foi feito em agosto para dar continuidade a esse tipo de ação.

Ocorrem no Estado neste momento duas campanhas de vacinação: a de Multivacinação e a de vacinação contra a poliomielite A orientação é que os municípios aproveitem para vacinar esse público também contra a Covid-19.

Continua depois da publicidade

Veja vídeos do NSC Total 

Leia também 

65% dos brasileiros que tiveram Covid lidam com sequelas; diz estudo

SC vai receber novas ambulâncias do Samu

SC tem queda em casos de doenças respiratórias graves após crise na saúde