Joinville vai começar a vacinação contra o coronavírus nesta terça-feira (19), quando deve receber 7.440 doses do Ministério da Saúde para a imunização regional. Destas, 5,6
mil serão para Joinville. Os primeiros a receberem a vacina serão os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao vírus. A primeira pessoa deve receber a vacina às 14 horas. 

Continua depois da publicidade

> AO VIVO: Vacina da Covid-19 chega a Santa Catarina

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

O imunizante será recebido pela Prefeitura de Joinville no início da tarde e, na sequência, as doses começarão a ser aplicadas. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde na manhã desta terça-feira. 

Neste primeiro lote, a Secretaria de Estado da Saúde prevê a destinação de 5.624 doses da vacina para Joinville. Destas, 882 serão administradas em idosos, com 60 anos ou mais, residentes em asilos ou casas de repouso e 4.742 em profissionais da saúde, que atuam na linha de frente da Covid-19.

Continua depois da publicidade

Os primeiros imunizados serão profissionais de diversas frentes de atendimento do Hospital Municipal São José. O ato simbólico será realizado às 14h, no Memorial da instituição.

As doses destinadas para a cidade no primeiro lote serão aplicadas diretamente nos locais de trabalho, para os profissionais da saúde, ou nos asilos e casas de repouso, para os idosos. 

Assim que mais doses forem disponibilizadas pelo Governo Federal e outros grupos prioritários forem contemplados, a Prefeitura de Joinville irá informar sobre o atendimento nas salas de vacina e o agendamento para a Central de Imunização de Joinville, que está em fase final de montagem, no Centreventos Cau Hansen.

Vacinas chegaram a SC na última segunda-feira 

As vacinas chegaram a Florianópolis na segunda-feira (18), por volta das 11 horas, e foram levadas até o centro de distribuição em São José. Às 18 horas, foram vacinadas as primeiras pessoas em SC, em uma cerimônia para marcar o início da imunização em Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Em seguida, o secretário de saúde do Estado, André Motta Ribeiro, informou que as doses dos outros municípios serão enviadas na manhã desta terça-feira, incluindo Joinville. A intenção é vacinar 68 mil pessoas em SC nesta primeira etapa. 

> Vacinação da Covid-19 em Joinville: entenda como será

> Joinville ultrapassa 50 mil casos de coronavírus desde o início da pandemia

A primeira etapa de vacinação compreende 112 mil pessoas em Joinville, sendo dividida em quatro grupos. O primeiro prevê a imunização de 27 mil pessoas, sendo 12,9 mil profissionais da saúde, 13,6 mil idosos com mais de 75 anos, 1 mil idosos institucionalizados e a população indígena existente no município.

> Volta às aulas em Joinville é marcada para fevereiro; entenda como vai funcionar

Como acontece a vacinação

A primeira fase será por demanda espontânea nos postos de saúde e por agendamento prévio pela internet em uma central de imunização que será montada no Centreventos Cau Hansen. Durante a primeira vacinação, será realizado o agendamento para a segunda dose.

Em seguida, a pessoa ainda precisa esperar por alguns minutos para monitoramento de segurança, onde será detectada alguma reação à vacina, por exemplo. Isso é previsto pelo plano nacional de imunização. Todo esse processo deve durar entre 20 a 25 minutos.

Continua depois da publicidade

> Vacina contra a Covid-19: quem pode ou não tomar

Joinville tem 150 mil seringas e agulhas disponíveis

Segundo o secretário da Saúde, o estoque atual de materiais como agulhas e seringas é de cerca de 150 mil disponíveis. No entanto, a cidade conta com 200 mil a mais que estão em processo de entrega.

O município também adianta que a cidade terá mais contingente do plano Federal e Estadual, sendo o montante suficiente para cumprir a primeira fase independentemente da data em que as doses devam chegar.

> Vacinação contra a Covid-19: a importância e a segurança das vacinas

Conservação das vacinas

As 53 salas possuem unidades de conservação padrão para os imunizantes e mais 35 já foram adquiridas e estão em processo de entrega. Eles mantêm as vacinas refrigeradas nos pontos de vacinação.