Os pais que ainda não conseguiram levar os seus pequenos para tomar vacina contra sarampo e poliomielite ganharam mais prazo: a campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 12 de dezembro. Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica de Vigilância ,Vanessa Vieira da Silva, em fórum realizado em Brasília no início da semana foi decidido prorrogar a campanha pois praticamente nenhum estado brasileiro atingiu a meta de vacinar 95% o público-alvo:
Continua depois da publicidade
– Alguns fatores, como a campanha fora de época e o “Dia D’ ter coincidido com o fim de semana do Enem podem ter influenciado no baixo número – explicou.
De acordo com informações da Superintendência de Vigilância em Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), foram vacinadas 241.542 crianças contra o sarampo (72,4% meta cobertura). Para a pólio, a cobertura é de 73,9% (279.130 crianças foram vacinadas). A gerente ressalta que ainda existe a circulação deste vírus no país, e somente no ano passado foram mais de 500 casos no Nordeste de Sarampo. Em Santa Catarina nenhum caso é registrado há 10 anos.
Quem deve tomar a vacina
Continua depois da publicidade
Sarampo: crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não foram imunizadas e corrigir falhas na primeira aplicação da vacina
Poliomielite: crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)