Começa neste sábado, dia 26, a Campanha de Vacinação contra a Hepatite B em todo país. Este ano o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação para a população abaixo de 49 anos. A meta de cobertura mínima até 1º de agosto, data final da campanha, é de atender 95 % da população alvo em todos os municípios.

Continua depois da publicidade

Logo na largada do programa, os postos de saúde ficarão abertos das 8h às 17h, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde. Em Santa Catarina, 8.269 pessoas possuem o vírus, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre 1994 e 2013, 13.406 casos de hepatite B foram notificados no Estado.

Para as crianças a partir de primeiro ano de idade e jovens e adultos até 49 anos, a vacinação é feita em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira aplicação. Pessoas dos seguintes grupos vulneráveis também devem tomar a vacina, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores.

Já para as crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose da vacina contra hepatite B ao nascer, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses), que além de proteger contra hepatite B, previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.

Continua depois da publicidade

A gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, orienta que para haver a imunização, a pessoa deve tomar as três doses da vacina.

Hepatite B

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O diagnóstico precoce pode prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.

Continua depois da publicidade

A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.

Como se prevenir

? Vacine-se contra a hepatite B.

? Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.

? Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.

? Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis.

? Utilize material de manicure individual e esterilizado.

Hepatite A

A partir do dia 10 de agosto começa a vacinação contra a hepatite A somente para crianças com idade acima de um ano incompleto (um ano onze meses e vinte e nove dias). Segundo o Ministério da Saúde, ela também passará a integrar o calendário anual de vacinas.

Continua depois da publicidade