A terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2021 começou nesta semana e inclui nove grupos prioritários diferentes, totalizando um público estimado de 22 milhões de pessoas. A imunização contra a gripe deste ano termina no dia 9 de julho.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Veja os grupos prioritários da última fase da vacinação contra gripe
– Forças de segurança;
– Forças de salvamento;
– Pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente;
Continua depois da publicidade
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– População privada de liberdade;
– Adolescentes em medidas socioeducativas.
> Pessoas de 53 anos ou mais recebem vacina contra Covid em Florianópolis nesta sexta
A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 80 milhões de pessoas até 9 de julho. O empecilho está na baixa procura pela vacinação contra gripe. Apenas 30% do público-alvo brasileiro se vacinou. Em Santa Catarina, o índice aumenta pouco, 34,4% das pessoas elencadas se vacinaram.
As pessoas dos grupos anteriores que não receberam a vacina podem buscar a aplicação da dose contra a gripe no local indicado pelo município. Fazem parte dos grupos prioritários, pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Influenza e Covid-19
A suposição dos especialistas é que a cobertura vacinal da gripe esteja baixa devido à campanha de vacinação contra a Covid-19, que ocorre ao mesmo tempo. A indicação é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada, porém, a vacina da gripe deve ser tomada, com um intervalo mínimo de 14 dias entre os dois imunizantes.
Como se vacinar
Para se vacinar é necessário entrar em contato com a secretaria de Saúde do seu município para saber locais e horários. É preciso levar um documento oficial com foto e um documento que comprove o pertencimento ao grupo de risco.
Continua depois da publicidade
> Vacina contra a gripe: tire suas dúvidas sobre a campanha 2021
Em Florianópolis, por exemplo, a vacinação ocorre nesta quinta-feira (9) nos pontos fixos e drive-thrus da Capital. A imunização de todos os grupos prioritários segue até julho.
Números da vacinação contra gripe
Até agora 58 milhões de doses foram distribuídas pelo Ministério da Saúde, enquanto 24 milhões foram aplicadas. O público-alvo é de aproximadamente 80 milhões de pessoas. Dessa forma, a cobertura vacinal contra a gripe no Brasil está em 30%.
Leia também
Inverno preocupa, mas SC não pretende aumentar restrições
Portos de SC são alvo de ação contra o tráfico internacional
SC tem cinco das 10 rodovias federais mais violentas do país