Antecipada, a campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta quinta-feira (21), nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), em Joinville. A maior cidade de Santa Catarina recebeu 21 mil doses do imunizante.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, por conta do aumento de casos de doenças respiratórias, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização contra a Influenza previne casos graves, hospitalizações e mortes pela doença.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A vacina oferecida pelo SUS é a trivalente e protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
Continua depois da publicidade
A vacinação será realizada apenas para os grupos prioritários, que são mais propensos à evolução e gravidade dos casos. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Nesta primeira etapa, podem receber o imunizante crianças de 6 meses a até 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e profissionais das Forças Armadas.
Também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Onde se vacinar
A vacina contra a Influenza pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), exceto nas unidades do João Costa, Comasa e Jativoca. Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no site da prefeitura de Joinville. Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.
Continua depois da publicidade
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento oficial, Carteira de Vacinação, Cartão Nacional de Saúde e comprovante que integra um dos grupos prioritários. Não é necessário agendamento, mas a orientação é chegar ao local de vacinação pelo menos meia hora antes do fechamento.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
PF apreende metralhadora, fuzis e granadas em casa usada como depósito de drogas em Joinville
Cidade mais segura do Brasil ganha reforço para proteção das mulheres em SC
Campeões mundiais puxam lista de presenças da 22ª ExpoGestão em Joinville; veja programação