A campanha de vacinação contra a gripe já imunizou 35 mil pessoas em Florianópolis até o final desta terça-feira (7). Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. O número representa 21% do total de 163,4 mil que compõem o público total a ser imunizado até o final da campanha – incluindo também outros públicos como crianças, gestantes e trabalhadores da saúde.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, o Estado já imunizou 509,4 mil idosos, de um total de 670 mil moradores que integram esse grupo etário. Com isso, a cobertura vacinal contra a gripe entre os catarinenses mais velhos já chega a 76%.

Entre todos os grupos com direito à vacina, 625 mil catarinenses já foram imunizados. todo o Estado, Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.

Desde esta segunda-feira (6), a Secretaria de Saúde de Florianópolis iniciou uma mudança na estratégia de vacinação. Agora, o município pretende fazer a vacinação diretamente em condomínios. Muitos residenciais já solicitaram por e-mail vacinanocondominio@gmail.com e ainda é possível fazer esse pedido até o fim desta semana.

Além disso, a vacinação continuará a ser feita em casa para idosos com mais de 80 anos, para os que possuem dificuldade de locomoção e os que residem em instituições de longa permanência. Nesse caso, é possível solicitar a vacinação pelo Whatsapp das equipes dos Centros de Referência. A lista com os números da equipe responsável de cada região pode ser vista aqui.

Continua depois da publicidade

O ponto de vacinação em frente ao Koxixos, na Avenida Beira-Mar Norte, vai permanecer para imunizar a população com mais de 60 anos contra a gripe. Para receber a dose basta aos idosos levar identidade e CPF. Nesta terça-feira, filas de automóveis eram registradas na Avenida Beira-Mar.

As escolas, no momento, não serão mais utilizadas. Outras formas de vacinação são estudadas para as próximas semanas.

A Secretaria de Saúde reforça que esses métodos como a vacinação por drive thru são pensados para evitar a disseminação do novo coronavírus e, por isso, a recomendação é para que a população permaneça em casa.

A vacina, vale lembrar, não protege contra o novo coronavírus – ela imuniza apenas contra vírus que causam gripe comum. No entanto, essa imunização é importante porque pode facilitar o diagnóstico caso a pessoa contraia o novo coronavírus e também evita uma possível dupla contaminação, de gripe e Covid-19.

Continua depois da publicidade

Vacinação contra a gripe em Florianópolis

Pessoas com mais de 80 anos ou dificuldade de locomoção: recebem em casa, basta agendar via Whatsapp com as equipes dos Centros de Referência (lista dos números aqui).

Condomínios: já solicitaram vacinação em casa por e-mail, e podem solicitar até o fim da semana pelo endereço vacinanocondominio@gmail.com.

Ponto de vacinação em frente ao Koxixo's: Para pessoas com mais de 60 anos, basta levar identidade e CPF. A vacinação ocorre no sistema drive thru para evitar aglomeração.