A partir da próxima segunda-feira (4), Santa Catarina terá duas campanhas de vacinação acontecendo ao mesmo tempo, em todas as cidades. Entre os dias 4 de abril e 3 de junho, pessoas de grupos prioritários poderão ser vacinados contra a gripe. Já as crianças e trabalhadores da área da saúde poderão ser vacinados contra o sarampo. O dia D de mobilização nacional para as duas campanhas será em 30 de abril.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), neste ano a campanha de vacinação contra a gripe terá duas etapas: idosos e trabalhadores da saúde poderão receber o imunizante até o fim de abril e, entre maio e junho, outros 12 grupos poderão ser vacinados (veja o detalhamento abaixo). A vacina distribuída pelo Ministério da Saúde (MS) será a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan.
Em Santa Catarina, o público-alvo que deve ser imunizado em 2022 é demais de 2,6 milhões de pessoas. De acordo com a Dive-SC, o objetivo é vacinar ao menos 90% deste público. Em 2021, a meta de vacinação nos grupos prioritários não foi alcançada no estado e ficou em 70,6%.
Etapas de vacinação contra a gripe em SC
Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril)
- Idosos com 60 anos ou mais (1.094.620 pessoas)
- Trabalhadores da saúde (150.239 pessoas)
Continua depois da publicidade
Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho)
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (438.155 pessoas)
- Gestantes e puérperas (85.118 pessoas)
- Indígenas (11.500 pessoas)
- Professores (106.826 pessoas)
- Pessoas com comorbidades (363.676 pessoas)
- Pessoas com deficiência permanente (225.437 pessoas)
- Caminhoneiros (115.000 pessoas);
- Trabalhadores do transporte coletivo (17.961 pessoas)
- Trabalhadores portuários (6.044 pessoas)
- Forças de segurança e salvamento e forças Armadas (19.887 pessoas)
- Funcionários do sistema prisional (4.276 pessoas)
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas (23.925 pessoas)
A influenza (gripe), que é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório, é transmitida pelas secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada quando ela espirra, tosse ou fala. O vírus também é transmitido pelas mãos que, após o contato com algum objeto contaminado, pode ser levado para a boca, nariz e olhos.
Sarampo
O sarampo é uma doença muito contagiosa e, segundo a Dive, alguém infectado pode transmitir o vírus para até 16 pessoas não vacinadas. O sarampo pode causar febre, irritação nos olhos, manchas vermelhas na pele, mal-estar, coriza e complicações que podem matar.
Mais de 600 mil pessoas devem receber a vacina contra o sarampo em Santa Catarina, sendo mais de 500 mil crianças de seis meses a quatro anos de idade.
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as pessoas que vão receber a vacina contra o sarampo e que também serão imunizadas contra a gripe, devem procurar uma unidade de saúde para tomar uma dose da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – independentemente da situação vacinal ou verificar com a Secretaria Municipal de Saúde a estratégia de vacinação local.
Etapas de vacinação contra o sarampo em SC
Primeira etapa (entre dias 4 e 30 de abril)
- Vacinação dos trabalhadores da saúde
Segunda etapa (entre dias 2 de maio e 3 de junho)
- Vacinação de crianças de seis meses até quatro anos de idade
Vacinação infantil contra sarampo, gripe e Covid-19
A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que as vacinas contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina que combate a Covid-19 no público infantil.
Continua depois da publicidade
— Os pais devem dar prioridade para vacinar seus filhos primeiro contra o coronavírus. A dose da vacina contra a gripe e contra o sarampo pode ser aplicada simultaneamente 15 dias depois — explica a gerente de imunização, Arieli Fialho.
Para os adultos e adolescentes, não há necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias. As vacinas contra a Covid-19, contra a gripe ou demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas simultaneamente ou com qualquer intervalo, segundo a Dive-SC.
Leia também
Abril começa com o amanhecer mais frio do ano até agora em SC
Como as reviravoltas de Moro e Doria interferem nas pré-candidaturas de SC
Jornal do Almoço e Bom dia SC terão novos apresentadores; confira quem são