Prestes a completar três meses de vacinação contra o coronavírus, Santa Catarina apresenta aceleração na aplicação do imunizante. Nos últimos 7 dias, os municípios aplicaram uma média de 25 mil doses diárias em todo o Estado. O ritmo em abril é até 6 vezes maior do que o registrado no início da vacinação, em janeiro e fevereiro. 

Continua depois da publicidade

Até o balanço mais recente, divulgado na segunda-feira (12) pela Diretoria de Vigilância em Saúde (Dive), já foram aplicadas 1.056.474 de doses, sendo 819.328 referentes à primeira vacina e 237.146 à segunda.

> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia

> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

Se mantiver esse ritmo constante, a tendência é que o Estado consiga concluir a aplicação das duas doses necessárias da vacina em todos os 2.898.763 integrantes dos grupos prioritários, definidos no Plano Estadual de Vacinação, até 31 de agosto deste ano. O cálculo é estimado pelo Monitor da Vacina, do NSC Total, com base na média móvel dos últimos sete dias de vacinação.

Continua depois da publicidade

Nas primeiras semanas da campanha de vacinação, que começou em 18 de janeiro, a média diária de doses aplicadas era de 4 mil por dia, em janeiro, e 5 mil por dia, em fevereiro. Naquele período, se mantivesse o ritmo, a vacinação do grupo prioritário em SC só terminaria em novembro de 2023. Em março, subiu para 17 mil diárias, em média.

A atual marca, de 25 mil doses aplicadas diariamente, é bem próxima da capacidade das salas de vacinação em Santa Catarina, demonstrada em outras campanhas, como a da gripe. 

Em 2019, sem o impacto da pandemia, Santa Catarina vacinou 1.251.858 pessoas em apenas 51 dias, com uma média diária de 24,5 mil doses aplicadas. Mesmo no ano passado, sob efeito da pandemia de coronavírus, a vacinação contra a gripe, que tem na maioria dos grupos prioritários os mesmos da imunização contra a Covid-19, o ritmo foi de 20,1 mil doses diárias para vacinar quase 2 milhões de pessoas ao longo de 99 dias.

> Governo de SC estuda auxílio emergencial para mais de 40 mil pessoas

> Entenda o que pode e o que está proibido em SC atualmente

Já se fosse para vacinar toda a população de Santa Catarina, com o ritmo atual ainda levaria tempo. Para que os mais de 7,1 milhões de habitantes tomassem duas doses, a campanha se estenderia até agosto do ano que vem,conforme o Monitor da Vacina.

Continua depois da publicidade

Vacinação de grupo prioritário será concluída em 2020, afirma SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) pretende concluir a vacinação do grupo prioritário ainda em 2021. Sem mencionar uma data mais precisa, a atual representante da pasta, Carmen Zanotto, disse ao Diário Catarinense que a expectativa é concluir as aplicações das duas doses do imunizante em todo o grupo prioritário ainda “nos próximos meses” e ampliar a cobertura vacinal com celeridade, “se a Fiocruz e o Butantan disponibilizarem mais vacinas”.

Não precisamos passar por dor e sofrimento para acreditar na pandemia, diz Carmen Zanotto

Como está o estado de saúde de Paulo Gustavo, internado com Covid-19

Mesmo sem garantia de quantas doses o Estado vai receber do governo federal em cada nova remessa, a secretária disse que o objetivo é otimizar a campanha a partir da próxima semana.

— Eu desejo encerrar ainda esta semana a vacinação dos grupos acima de 65 anos e garantir a vacinação dos trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados, como fisioterapeutas autônomos ou aqueles que trabalham nas clínicas de odontologia, buscando junto ao Ministério da Saúde essas doses que ainda não nos entregaram — disse.

Ainda, segundo Zanotto, o Estado solicitou aos municípios a realização de busca ativa para encontrar os idosos, especialmente os que têm mais de 85 e 90 anos, que ainda não foram imunizados.

Continua depois da publicidade

— A gente não pode regredir. Quando faz busca ativa é para não ficar com nenhuma vacina parada, para que os municípios estejam aplicando. Este ano precisamos terminar a vacinação do grupo prioritário. A intenção é que, nos próximos meses, a gente tenha concluído.

‘Grave violação aos direitos humanos’: juiz critica falta de vacinação a idosos em presídios de SC

Sobre o restante da população, que não está listado como público-alvo, Zanotto preferiu “não criar expectativas”. Isso porque, conforme a secretária, a disponibilização das doses depende de fabricantes e do Ministério da Saúde.

— E é importante reforçar a importância da segunda dose. Não fazer a segunda dose é o mesmo que abandonar uma partida antes do 2º tempo. Sem ela, a gente não garante a imunização — conclui.

Continua depois da publicidade

Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC (Foto: Arte DC)
Monitor da Vacina reúne dados e estimativas sobre o avanço da vacinação nos municípios de SC (Foto: Arte DC) (Foto: Reprodução)

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.

O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.

Leia Mais:

Igreja com 25% de ocupação não transmite coronavírus, afirma deputado pastor

Fazenda não reduz ICMS no gás de cozinha e botijão se aproxima de R$100 em SC

​​Bares e restaurantes de SC mudam estratégias para atender na pandemia: “Ninguém quer fechar”

Continua depois da publicidade

Médium escreve carta psicografada sobre Paulo Gustavo