Embora a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, esteja erradicada do Brasil, o vírus ainda está presente em três países. Para proteger as crianças contra essa doença que causa paralisia, principalmente dos membros inferiores, a Prefeitura de Joinville, através da Secretaria da Saúde, pede que os pais vacinem anualmente seus filhos com idade entre seis meses e menores de cinco anos para formar uma barreira no meio ambiente e evitar o contágio com um vírus importado.

Continua depois da publicidade

:: Confira as últimas notícias de Joinville e região ::

Neste ano, a oportunidade de proteger as crianças começa no dia 15 de agosto, quando ocorre o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. As unidades básicas de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço. Como a campanha também engloba a multivacinação, os pais poderão colocar em dia a carteirinha das crianças menores de cinco anos. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil e que protegem contra uma série de doenças.

O objetivo, em Joinville, é imunizar próximo de 42 mil crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil, além de atualizar o calendário de vacinas. A Campanha de Vacinação vai durar duas semanas, encerrando no dia 31 de agosto. A responsável técnica do Setor de Imunização da Secretaria da Saúde, Maria Goreti Lara Cardoso, explica que a vacinação de todas as crianças em um curto espaço de tempo cria uma barreira contra o vírus que causa a paralisia infantil, doença ainda registrada no Paquistão, Afeganistão e Nigéria.

Continua depois da publicidade

.:: Leia mais notícias sobre Saúde ::.

Essa barreira precisa ser formada todos os anos, por isso é preciso repetir a vacinação. A preocupação é proteger as crianças coletivamente, e não apenas individualmente.

-Com a globalização e a possibilidade de uma pessoa estar em poucas horas do outro lado do mundo, não podemos correr o risco de o vírus entrar no País. A doença está erradicada no Brasil, mas não foi eliminada no mundo-, destaca.

A poliomielite é uma doença grave, de fácil transmissão e que só pode ser prevenida por meio de vacina. Afeta o sistema nervoso e provoca a paralisia, principalmente dos membros inferiores. O último caso de poliomielite foi registrado no Brasil em 1989. Um ano antes, em 1988, iniciou-se campanha mundial para a eliminação da doença.

Continua depois da publicidade

Multivacinação

A campanha é destinada a crianças de zero a menores de cinco anos de idade. A expectativa é dar oportunidade aos pais e responsáveis que, por um motivo ou outro, deixaram de vacinar seus filhos na data certa.

Vacinas oferecidas e quais doenças protegem:

– BCG: tuberculose miliar e meníngea

– Hepatites A e B

– Rotavírus: diarreia por rotavírus

– Pneumocócica 10 Valente: pneumonia por 10 sorotipos

– Meningo C: meningite do tipo C

– Poliomielite: paralisia infantil

– VTV: sarampo, caxumba e rubéola

– Pentavalente: difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib), que são artrite, epiglotite, osteomielite, septicemia e meningite

– DPT: difteria, tétano, coqueluche. Reforça a imunidade contra estas doenças aos 15 meses de vida e aos 4 anos.

Continua depois da publicidade

– Tetraviral: sarampo, caxumba, rubéola e varicela