O Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população brasileira com mais de seis meses de idade. A medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (15). O governo de Santa Catarina já confirmou que ampliará a vacinação para o público em geral.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A vacinação começou em 10 de abril apenas para grupos prioritários, mas agora será estendida para praticamente toda a população. A meta do governo federal é vacinar até 90% dos brasileiros, mas até o momento, segundo dados do próprio ministério, 21 milhões de brasileiros foram imunizados contra o vírus influenza, causador da gripe. A campanha vai até o fim do mês de maio.
— Neste período de início da sazonalidade dos vírus respiratórios, superlotação nas emergências e leitos de internação, decidimos, em caráter excepcional, pela ampliação da população contemplada na Campanha de Vacinação contra a influenza, a fim de proteger o maior número de catarinenses da doença — explicou a secretária de Estado de Saúde de SC Carmen Zanotto.
No entanto, mesmo com a ampliação, grupos prioritários devem buscar o imunizante, pois são mais propensos a desenvolverem casos graves da doença.
Continua depois da publicidade
— A vacina é ofertada primeiramente para essas pessoas como idosos, crianças, gestantes, porque as chances de elas serem hospitalizadas e até mesmo morrerem em decorrência da gripe são bem maiores do que para o restante da população, que normalmente se recupera em alguns dias, sem grande prejuízo à saúde — argumenta a gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), Arieli Fialho.
De acordo com o último boletim epidemiológico da influenza divulgado pela Dive, neste ano, foram confirmados 245 casos de internação pela doença no estado. Destes, 12 resultaram em morte, sendo que a maior parte foi em pessoas mais vulneráveis como crianças (três casos) e idosos com 60 anos ou mais (5 casos).
A gripe é uma infecção viral, bastante transmissível, que afeta o sistema respiratório. Pessoas infectadas com o vírus influenza podem ter desde sintomas leves a sintomas graves, que necessitam de internação e podem levar à morte.
*Com informações de Estadão Conteúdo
Leia também
Internações por gripe crescem 56% em hospitais de SC em 2023, alerta Saúde