Mais de um mês após o início da vacinação contra a dengue no Norte de Santa Catarina, apenas 27,12% do público-alvo foi imunizado. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 19.386 das 71.468 crianças e adolescentes aptos a receber o imunizante foram vacinadas até esta segunda-feira (8), nas 13 cidades do Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O baixo número preocupa as autoridades no estado. Conforme Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Dive, o ideal já era ter todas as doses aplicadas.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

— Estamos há praticamente cinco semanas na região, e percebemos que está muito lenta a procura pela vacina. Apesar de termos uma cobertura de 27%, poderia ser um número maior, poderia ter encerrado as doses distribuídas — afirma.

Continua depois da publicidade

Em comparação com o balanço da semana anterior, divulgado no dia 1º de abril, o avanço foi de 2,32% na cobertura, ou seja, 1.662 novas doses aplicadas durante este intervalo. Ainda segundo os dados, o público-alvo com a menor taxa de vacinação segue sendo os adolescentes de 14 anos – 2.738 foram vacinados, de um público-alvo de 13.781, o que representa 19,87%.

Para trabalhar na conscientização da população, a Dive aposta em uma parceria com os municípios que aplicam as doses no momento.

— Os municípios são os executores e têm orientado de acordo com a realidade de cada um. São estratégias para chamar, promoção em saúde, mostrando a importância da vacinação da dengue nas escolas, estendendo o horário da vacinação. Temos visto que estão acontecendo as campanhas, a dificuldade está na sensibilização da população — explica a gerente de imunização.

Em Joinville, maior cidade do estado, 10.534 crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina, o que representa 67% das doses recebidas pelo município.

Continua depois da publicidade

As outras cidades que recebem a vacinação na região são Jaraguá do Sul, Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha, Garuva, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Corupá.

Público-alvo não deve ser ampliado

Desde o começo da campanha, o público-alvo foi aumentado. No dia 24 de fevereiro, início da vacinação, a vacina contra a dengue deveria ser aplicada em duas doses, com intervalo de três meses, em crianças de 10 e 11 anos. Já no dia 7 de março, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a faixa de vacinação foi ampliada para 10 a 14 anos.

Porém, segundo Arieli Schiessl Fialho, não há expectativa para aumentar novamente a faixa atendida entre crianças ou estender aos idosos.

— Neste momento, sem expectativas para aumentar a faixa etária. A vacina, inclusive, tem contraindicação para os que têm mais de 60 anos. Por enquanto não se fala em ampliação, mas pode acontecer mais para frente — afirma.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Apreensões de animais silvestres aumentam 40% em 2024 e desafiam autoridades em SC

Turnê que atraiu milhões de pessoas comemora 30 anos com apresentação em Jaraguá do Sul

Apartamento dos “Jetsons”: como é morar em um dos prédios de luxo mais inteligentes de SC