Os municípios de Santa Catarina devem receber um primeiro lote da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para bebês e crianças de seis meses a menos de três anos de idade nesta quarta-feira (16). A previsão é do governo estadual, que recebeu 34 mil doses congeladas a -80°C na última sexta (11) e irá prepará-las nesta terça (13), dia anterior ao que realizará a distribuição. Com o imunizante já em estoque, ficará a cargo de cada município definir o seu próprio calendário de vacinação e dar então início a ele.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O volume de doses recebido pelo Estado até aqui será o bastante para imunizar 11 mil bebês, já que o esquema vacinal é aplicado em três doses. Santa Catarina tem, no entanto, população estimada para essa faixa etária de 244.674 crianças. Não previsão de uma nova remessa do Ministério da Saúde.
O governo federal recomendou que o imunizante seja dedicado, ao menos neste primeiro momento, apenas aos bebês e crianças com comorbidades. A gestão catarinense junto aos municípios do Estado definiu, no entanto, que esse público terá prioridade, mas que a imunização não ficará limitada a ele.
SC vacinou menos de 20% do público-alvo contra Covid com 2ª dose de reforço
Continua depois da publicidade
Assim, foi desenhada uma aplicação escalonada: bebês de seis a 11 meses e 29 dias deverão ser os primeiros vacinados; na sequência, será liberada a vacinação para os de um a um ano, 11 meses e 29 dias; e, por fim, crianças de dois a dois anos, 11 meses e 29 dias terão direito ao imunizante.
Ainda durante todo esse calendário, bebês e crianças com comorbidades, acompanhados de comprovação sobre isso a ser apresentada pelos responsáveis, terão prioridade em se vacinar, independentemente da faixa etária na qual estejam inseridos.
A vacina Pfizer para bebês tem apresentação e dosagem diferentes em relação aos imunizantes dedicados a outros públicos. Deve haver um intervalo de 21 dias entre a aplicação da primeira e da segunda dose, a partir da qual são contados mais 60 dias para ser dada a terceira.
Leia mais
Casos de síndrome respiratória grave estão em alta em três regiões de SC, aponta Fiocruz
Covid-19: Santa Catarina confirma primeiros casos de subvariante da Ômicron