A vacina contra Covid-19 em spray nasal pode começar a ser testada em humanos nos próximos meses. Isso porque o Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, de São Paulo, pediu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para início das fases I e II do estudo clínico. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O produto é inédito pela forma de administração pelas narinas. O Incor informou que os ensaios experimentais mostram que os animais imunizados com o spray apresentam “altos níveis de anticorpos IgA e IgG” e, ainda, resposta celular protetora.

Como é nasal, o medicamento pode reconhecer o vírus já na entrada do organismo, pelo nariz e boca, e começar a proteção, gerando uma resposta protetora mais ágil. A ideia é que a vacina seja utilizada como dose de reforço contra Covid. Ela deverá ser produzida com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) totalmente brasileiro.

A expectativa é de que os testes em humanos começem em janeiro de 2022, segundo os pesquisadores. Participarão dessa fase 280 pessoas distribuídas em 7 grupos. Seis conjuntos vão receber quantidades diferentes do spray para testar a melhor dosagem. O sétimo grupo receberá placebo. 

Continua depois da publicidade

> Entenda por que o STF proibiu alguns remédios para emagrecer

Participarão dos testes indivíduos que já receberam as duas doses da AstraZeneca. As duas primeiras fases da etapa clínica terão duração de até três meses. O objetivo é analisar a segurança e a resposta imune em humanos e, ainda, descobrir a quantidade de produto mais adequada.

Próximos passos

  • Caso a Anvisa autorize o início das fases I e II, os testes devem começar em janeiro de 2022 e terminar em abril. 
  • Se passar de etapa e a Anvisa autorizar o início da fase III, os testes são realizados em grandes populações para avaliar eficácia e segurança.
  • A último etapa para o início da aplicação nas pessoas em geral é o registro. Se passar por todas as fases, a vacina em forma de spray nasal é registrada pela Anvisa e pode ser disponobilizada e comercializada. 

> Irmãos que recusaram vacina da Covid morrem em intervalo de 8 dias em SC

Por que uma vacina nasal?

O professor chefe do estudo, Dr. Jorge Kalil, explica que a forma de spray tem como objetivo combater o vírus no local mais importante de infecção. 

— O vírus entra no organismo pelo nariz infectando a mucosa. O nosso foco é criar uma vacina que atue diretamente no sistema respiratório, fortalecendo a resposta imune de toda essa região, de forma a evitar a cadeia de infecção do indivíduo, desenvolvimento da doença e transmissão para outras pessoas”, afirma Kalil ao g1.

Continua depois da publicidade

Leia também

Alec Baldwin mata fotógrafa durante gravação de filme

Carreta tomba e interdita SC-418 na Serra Dona Francisca

Mulher com dores abdominais vira mãe às pressas em SC