Sabemos que 2020 foi um ano de grandes desafios, para muitas pessoas o 25 de dezembro não será de muitas comemorações. Além disso, ainda não temos a conclusão dos estudos para uma vacina eficaz para o combate ao covid-19 e o isolamento social continua valendo como prevenção a transmissão descontrolado do vírus.

Continua depois da publicidade

> Enquete: como será o Natal em 2020 em meio a pandemia?

Realizamos uma enquete entre os nossos leitores para saber como está a programação para as festividades natalinas. Decoração, presentes e pedidos especiais ao bom velhinho. Aliás, foi a vacina eficaz para o combate ao covid-19 que apareceu em primeiro lugar na lista dos pedidos mais urgentes ao Papai Noel. Foram no total 44 respostas, sendo que 64,3% colocaram o pedido em primeiro lugar, seguido de “saúde para os familiares”, com 33,3%.

> Qual o dia certo de montar a árvore de Natal em 2020?

> Biscoitos decorados de Natal podem ser renda extra no fim do ano

Continua depois da publicidade

50% dos que responderam à enquete irão realizar a Ceia de Natal, contra 14, 3% que responderam que não irão festejar o Natal. Dos que irão reunir a família, 35,7% respondeu que pessoas do grupo de risco irão participar normalmente. Apenas 9,5% dos consultados vai viajar para outro cidade, estado ou país. A maioria, 73,8% não irá viajar neste Natal.

> Leia também: Árvore de Natal: conheça a história e o significado

Sobre a compra dos presentes, boa parte dos participantes informou que fará a compra pela internet (43,9%) e no comercio local (48,8%). Mas as compras devem ficar para cima da hora, já que 54,8% informou que não adiantou as compras na Black Friday. Sobre o valor médio a ser gastos com os presentes 12,2% irá gastar até 20 reais; 19,5% irá gastar menos de 20 reais; 22% irá gastar até 100 reais; outro 22% irá gastar mais de 100 reais; e 24,4% irá gastar até 50 reais.

Leia também:

> Coronavírus muda rotina do Papai Noel no Natal da Grande Florianópolis

> Melhores filmes de Natal para assistir no Netflix em 2020

> NSC TV lança sétima edição do projeto Árvore do Bem