A campanha anual de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (9). Até agora, Santa Catarina vacinou apenas 45,7% da população, segundo o LocalizaSUS, sistema de dados do Ministério da Saúde. A meta, que se mostra inatingível até o prazo estipulado, é vacinar 90% do público-alvo.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
A campanha iniciou no dia 12 de abril e ocorreu em três etapas, de acordo com a liberação escalonada dos grupos prioritários. Até a última sexta-feira (2), o Estado havia aplicado 1.277.052 doses, uma média de 21,2 mil por dia, desde o início da imunização, se desconsiderados os finais de semana.
Se continuar nessa média, até o fim da campanha, na sexta-feira (9), Santa Catarina vai conseguir vacinar apenas 50% do público-alvo e cerca de 1,5 milhão de pessoas dos grupos prioritários não receberão a dose contra a Influenza.
Até o momento, os indígenas foram os que mais se vacinaram no Estado, com 75,7% do público imunizado. Os demais grupos são crianças (68%), puérperas (61,1%), gestantes (58,2%), trabalhadores da Saúde (55,1%) e idosos (53,8%).
Continua depois da publicidade
Ministério da Saúde autoriza vacinação de toda a população
No sábado (3), o Ministério da Saúde informou que a campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade. A partir de agora, segundo o órgão, as secretarias de saúde podem decidir qual a melhor forma de ampliar a imunização em cada município.
> Erros fazem SC ‘perder’ mais de 90 mil doses aplicadas da vacina contra gripe
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de SC informou que até sexta-feira (9), último dia oficial da campanha, o Estado segue vacinando somente os grupos prioritários. Depois dessa data, a imunização será aberta para toda a população.
Quem pode se vacinar até 9 de julho
– Pessoas acima dos 60 anos;
– Professores;
– Crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade;
– Gestantes e puérperas;
– Indígenas;
– Trabalhadores da saúde;
– Pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais;
– Pessoa com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Membros das forças de segurança e salvamento;
– Forças Armadas;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– População privada de liberdade.
> SC começa a vacinar trabalhadores da indústria e distribui mais doses aos municípios
Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis vacina a população contra a Influenza nos Centros de Saúde, por agendamento ou demanda espontânea, a depender da região. O contato de todas as unidades de saúde da Capital para mais informações encontram-se no site: https://sus.floripa.br/centrosdesaude/.
Até o momento, segundo o vacinômetro da prefeitura, 96 mil doses foram aplicadas. O público alvo da Capital é 179 mil moradores. Ou seja, 47% das pessoas englobadas na campanha ainda não foram vacinadas.
Continua depois da publicidade
São José
Em São José, a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam das 7h às 17h, com exceção da UBS Serraria, Forquilhinha e Bela vista, que o atendimento acontece até as 19h. A Policlínica de Campinas funciona até às 22h.
No município da Grande Florianópolis, 48,2% do público-alvo foram vacinados. Ainda faltam 44,3 mil pessoas dos grupos prioritários receberem a vacina.
Joinville
Em Joinville, a vacinação contra a gripe ocorre em todas as unidades de saúde do município sem a necessidade de agendamento. Após o fim oficial da campanha, a prefeitura continuará a vacinar toda a população nos postinhos.
> As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Cerca de 47% do público-alvo de Joinville recebeu a dose da vacina da gripe. 98 mil pessoas dos grupos prioritários ainda precisam receber a aplicação.
Continua depois da publicidade
Blumenau
A Prefeitura de Blumenau disponibilizou 6.398 doses destinadas para vacinação entre segunda e sexta-feira. Cerca de 5.500 vagas ainda podem ser agendadas para esta semana. O agendamento da vacina contra a gripe pode ser feito no site da Prefeitura – bit.ly/VacinaBlumenau ou entrando em contato com sua unidade de Estratégia Saúde da Família para fazer o agendamento.
Ao todo, 57% do público-alvo foi vacinado em Blumenau. São cerca de 123 mil pessoas nos grupos prioritários, sendo que 72 mil receberam a aplicação.
> Terceira onda de Covid-19 chegou a SC, mas em velocidade menor
Chapecó
Chapecó realiza a vacinação contra gripe nos Centros de Saúde da Família do São Pedro, Chico Mendes, Sul, Vila Real, Eldorado, Jardim do lago, Quedas do Palmital, Alta Floresta, Marechal Bormann, Sede Figueira, Alto da Serra, Colônia Cella, Belvedere entre 8h às 11h e, das 13h às 16h30.
O município vacinou 55% da população contra a gripe. 46 mil doses foram aplicadas de um total de 80 mil a serem vacinadas pelos grupos prioritários.
Continua depois da publicidade
Leia também
Grupo usa colchão inflável como barco e acaba ilhado em BC