A Rússia anunciou nesta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer que será distribuída gratuitamente à população em 2025. O imunizante é, segundo o Ministério de Saúde do país, a tecnologia mRNA (a mesma utilizada em vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e Moderna) personalizada. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O Centro Nacional de Pesquisa Médica Radiológica do ministério russo disse que a vacina é criada com base “na análise genética do tumor de cada paciente que pode ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”. 

Em entrevista, Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, disse que os ensaios pré-clínicos da vacina mostraram que ela suprime o desenvolvimento de tumores e potenciais metástases.

Apesar do anúncio da Rússia, ainda não existe nenhum estudo publicado em revista científica para atestar a eficácia e segurança da vacina ou para esclarecer para quais tipos de câncer ela será destinada. Também não há como saber se as doses gratuitas são destinadas para o tratamento da doença ou se os pacientes farão parte de testes clínicos.

Continua depois da publicidade

“Se a gente faz uma busca no meio científico sobre a vacina mRNA russa, não achamos publicações mostrando dados. Não identificamos uma vacina que esteja sendo feita por grupo russo que mostre resultados promissores para a oncologia”, falou Mariana Brait, gerente sênior de pesquisas do A.C.Camargo Cancer Center.

Leia mais

SC tem o maior número de leitores do Brasil, aponta pesquisa

HU da UFSC participa de concurso da Ebserh com salários de até R$ 17 mil; veja os editais