Desde 2014 no Calendário Nacional de Vacinação do SUS, a vacina contra o HPV é uma das mais importantes que as adolescentes e as mulheres devem tomar. Já que o Papilomavírus Humano, que é o HPV, tem alguns tipos de variantes e pode causar doenças sérias.
Continua depois da publicidade
Por isso, fizemos nesta reportagem todo um levantamento com muitas informações sobre esse imunizante. Tanto as idades que as pessoas devem tomar, como funciona e quantas doses são. Além disso, descubra a finalidade dessa vacina. Confira!
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre as vacinas contra o HPV
Para que serve a vacina HPV?
Primeiramente, vamos abordar o objetivo da vacina de prevenção do HPV. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, o Papilomavírus Humano é o nome dado para um grupo de 200 vírus existentes. Sendo que muitos deles representam riscos diversos à saúde da mulher.
Segundo a OPAS, o vírus, que pode ser transmitido sexualmente, pode ser de alto ou baixo risco. Os de alto risco são causadores de alguns tipos de câncer, principalmente o câncer de colo de útero. Somado a isso, dados da Organização demonstram que essa doença é uma das duas causas de morte em 20 países da América Latina.
Continua depois da publicidade
Portanto, a vacina contra o HPV é fundamental para a prevenção desse tipo de câncer. Ainda mais se for aplicada na idade e no número de doses corretas.
Qual a idade para tomar a vacina contra HPV
Conforme a OPAS, o recomendado é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual. Portanto, o Ministério da Saúde sugere que o imunizante seja aplicado tanto em meninos quanto em meninas entre 9 e 14 anos.
Mesmo os adultos que não completaram o esquema vacinal podem tomar a qualquer momento.
Quantas doses são necessárias?
Anteriormente, a recomendação para a vacina contra o HPV era de três doses. Com a segunda sendo dois meses depois da primeira e a terceira seis meses após a primeira. Contudo, em 2024, o Ministério da Saúde passou a recomendar que o esquema vacinal fosse em dose única.
Continua depois da publicidade
Contudo, existem algumas exceções para essa regra. Segundo o Ministério, pessoas vítimas de abuso sexual seguem precisando tomar as três doses se tiverem entre 15 e 45 anos. Já as vítimas menores de 14 anos precisam tomar duas doses.
Como a vacina contra HPV funciona?
Por fim, vamos explicar como o imunizante age no organismo. De acordo com o Instituto Butantã, o imunizante contém proteínas que são semelhantes à forma selvagem do HPV. Entretanto, como essas proteínas não têm DNA viral, não infectam o paciente com a doença e são suficientes para que o corpo desenvolva anticorpos contra o papilomavírus humano.
Leia também
Veja os sintomas e os tratamentos para a doença de Parkinson