A partir desta segunda-feira (6), qualquer pessoa acima dos seis anos pode se vacinar contra a gripe em Santa Catarina. A campanha de imunização foi ampliada após chegar apenas a metade da meta de cobertura vacinal dos grupos prioritários.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O imunizante utilizado na campanha da gripe é chamado de Influenza trivalente, já que protege o paciente de três subtipos do vírus Influenza, o causador da doença — A(H1N1), A(H3N2) e B. Eles estão entre os agentes causadores das síndromes respiratórias que têm lotado UTIs no Estado.
Brasil investiga seis casos suspeitos de varíola dos macacos
A vacinação contra a gripe foi iniciada priorizando também trabalhadores da saúde, portuários ou do transporte coletivo; professores; gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto); indígenas; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; caminhoneiros; profissionais das forças de segurança e salvamento ou das Forças Armadas; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, o imunizante estará disponível nas unidades de saúde (exceto Sapé e Costa da Lagoa) e no SEAD/UFSC (9h às 18h). A van da vacinação estará na Praça XV, no Largo da Catedral, das 9 às 16h – em caso de chuva ou ventos fortes, o serviço da van será suspenso.