Os efeitos da vacina contra covid para adolescentes devem ser semelhantes aos de outros imunizantes e não devem ser uma preocupação para as famílias. A afirmação é da médica Ana Karolina Barreto Marinho, membro do Departamento Científico de Imunização da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

Continua depois da publicidade

 Ela participou do CBN Total desta quarta-feira (25) e explicou que a estratégia de ampliar a vacinação deve contribuir no controle da transmissão.

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

A secretaria de saúde anunciou nessa terça (24) que a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos vai começar em 1º de setembro em Santa Catarina.

– A orientação do programa nacional de imunização é pra que se dê prioridade neste momento para vacinação de adolescentes com comorbidades, que podem ter uma evolução ou desfecho desfavorável para covid. Isso não impede que os municípios e estados comecem a se organizar, pensando em ampliar para todos os adolescentes – ponderou Ana Karolina.

Continua depois da publicidade

Embora o país ainda tenha que avançar muito na imunização dos jovens, a proteção dos adolescentes deve representar um avanço no controle da pandemia.

– As crianças e os adolescentes, de modo geral, quando pegam a doença têm um desfecho favorável, mas são transmissores. A partir do momento que começa a reduzir a hospitalização e as mortes em outras faixas etárias, a gente começa a pensar na transmissão. Então, o objetivo principal, tirando os que possuem as comorbidades, seria diminuir o ciclo de transmissão do vírus – contextualizou a imunologista.

Para os pais receosos quanto a vacinação dos filhos adolescentes, a especialista tranquiliza:

– Já temos dados mostrando que a vacina é segura para esta população e vale muito mais a pena a proteção do que um possível efeito adverso que raramente a vacina pode ocasionar. Os efeitos são comuns a todas as vacinas, que é forte dor no braço, um pouco de mal estar, mas isso os pais já estão acostumados a outras vacinas – afirmou.

Ouça:

Leia mais:

Continua depois da publicidade

MP denuncia 14 pessoas pela compra dos 200 respiradores em SC

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer​​

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac