A partir desta quarta-feira (2) não será mais necessário agendar para receber a vacina contra a Covid-19 em Blumenau. Independente de qual dose a pessoa for tomar – primeira, segunda, terceira ou quarta – basta procurar um Ambulatório Geral ou um posto de saúde para tomar o imunizante.
Continua depois da publicidade
A aplicação será por ordem de chegada.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A prefeitura justificou que a desaceleração de novos casos de Covid-19 e a consequente diminuição da demanda por atendimento nas unidades básica permitiu a mudança. O governo entende que a medida vai facilitar o acesso da comunidade ao imunizante. Até semana passada, quem precisava tomar a terceira dose tinha que agendar.
Com a alteração, a imunização de pessoas com mais de 12 anos acontece nos Ambulatórios Gerais (AGs) e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina ativa. A lista com os endereços pode ser conferida aqui. A única exceção é o AG da Fortaleza, que possui somente vacina do laboratório Pfizer.
Continua depois da publicidade
A imunização das crianças de 5 a 11 anos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no Centro de Pediatria da Policlínica, localizada no bairro Itoupava Norte. A distribuição de senhas ocorre até as 18h30min.
Na vacinação infantil é preciso que a criança esteja acompanhada dos responsáveis legais ou com uma pessoa adulta com autorização assinada pelos pais. O documento está disponível aqui.
Pessoas acima de 18 anos que receberam duas doses de Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca precisam providenciar a terceira dose após quatro meses da última aplicação. Aqueles com mais de 12 anos imunocomprometidos, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses, devem providenciar a quarta dose.
Até esta segunda-feira (28), mais de 282 mil pessoas que vivem em Blumenau receberam a primeira dose da vacina, o que representa 78,1% da população. Destas, 270 mil completaram o esquema vacinal primário, que envolve dose única de Janssen ou duas doses das outras fabricantes, correspondendo a uma taxa de 74,6% de imunizados.
Continua depois da publicidade
Leia também
> Morre vítima de Covid-19 o padre catarinense Paulo Marconcini
> Técnicos da Saúde de SC reprovam retirada de máscaras por crianças nas escolas
> SC tem baixa procura por dose de reforço contra a Covid e situação preocupa