A cobertura da primeira dose da vacina bivalente atingiu 36,45% dos grupos prioritários (gestantes, puérperas, idosos e trabalhadores de saúde) e 25,95% da população acima de 18 anos, em Florianópolis. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, que pretende intensificar a busca ativa pela imunização contra a Covid-19 na Capital.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A vacinação de reforço Bivalente para a Covid-19 começou a ser aplicada em Florianópolis para grupos prioritários em 27 de abril, sendo posteriormente ampliada para pessoas maiores de 18 anos e em setembro já estava disponível para toda a população da cidade com pelo menos 12 anos de idade.
Segundo o Vacinômetro Covid-19, até o momento, 101.432 doses da vacina bivalente foram aplicadas na Capital catarinense. Com relação ao reforço, a Secretaria de Saúde informou que em menos de duas semanas de campanha (atualmente disponível apenas para imunossuprimidos acima de 12 anos e pessoas com mais de 60 anos), foram aplicadas mais de 4 mil doses. O montante representa 11,3% de idosos que já possuíam a primeira dose.
No mês de janeiro de 2024, as buscas ativas serão intensificadas. A Secretaria informou em nota que será possível ampliar a taxa de imunização “com a presença da van da vacinação nos bairros de maior movimentação do município, além da disponibilidade da bivalente em praticamente todos os Centros de Saúde e Espaço Imuniza”.
Continua depois da publicidade
Os horários e locais da van estão disponíveis no Instagram da Secretaria de Saúde.
Orientações para a vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que todas as pessoas com 12 anos ou mais, que tenham recebido ao menos duas doses de imunizantes monovalentes como esquema primário, apliquem a dose de reforço Bivalente. O intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço com a Bivalente é de 4 meses, a partir da última dose aplicada anteriormente.
A imunização pode ser realizada em todos os Centros de Saúde do município que possuam salas de vacinação ativas, no Imuniza Floripa (localizado na Policlínica da Mulher e da Criança) e na Van da Vacinação.
Em casos de dúvidas, acione o Alô Saúde Floripa, 24h por dia, 7 dias por semana: 0800 333 3233.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Chegada do verão acende alerta para casos de dengue em SC
Governo de SC anuncia R$ 650 milhões para valorização dos hospitais e cirurgias eletivas