A vacina bivalente contra Covid-19 começa a ser aplicada em todas as regiões de Santa Catarina nesta segunda-feira (27). Nesta primeira fase da nova campanha de imunização, o público-alvo, em primeiro momento, são as pessoas em vulnerabilidade abrigadas pelo Estado, trabalhadores, pessoas com 70 anos ou mais, pacientes imunossuprimidos e população indígena.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

Cerca de 130 mil doses chegaram em SC nesta semana e foram distribuídas às centrais regionais. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), cerca de 1,6 milhão de pessoas devem receber o imunizante nesta primeira fase. Para tomar a vacina bivalente, é necessário ter completado o esquema primário e doses de reforço monovalente.

— Pessoas dos grupos prioritários, com mais de 12 anos, que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente precisam completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente, respeitando o intervalo recomendado entre as doses”, esclarece a gerente —  diz.

Como funcionará a campanha nas principais cidades

Das principais cidades de SC, apenas Joinville ainda não detalhou como será a imunização. Florianópolis e Blumenau divulgaram cronograma na sexta-feira (24).

Continua depois da publicidade

Na Capital, neste primeiro momento, moradores e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência (ILP), quilombolas e idosos acima dos 80 anos serão vacinados. A aplicação das doses ocorre nos Centros de Saúde — exceto os da Vila Aparecida e da Costa da Lagoa — e na van itinerante.

Blumenau vacina idosos com mais de 70 anos. Os imunizantes da Pfizer ficarão disponíveis nos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs), das 8h às 21h. Não há necessidade de agendamento.

Veja as próximas fases da imunização

• Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade (previsão de início 06/03/2023);
• Fase 3: gestantes e puérperas (previsão de início 20/03/2023);
• Fase 4: trabalhadores da saúde (previsão de início 17/04/2023);
• Fase 5: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privaçao de liberdade (previsão de início 17/04/2023).

Leia também

Renda domiciliar per capita de SC aumenta para R$ 2 mil, a 4ª maior do país

Justiça proíbe divulgação dos nomes dos delatores da Operação Mensageiro

Florianópolis começa a aplicar vacina bivalente contra a Covid nesta segunda; saiba se você tem direito

Continua depois da publicidade