Um fato curioso virou notícia entre os pecuaristas de Curitibanos, na Região Serrana de Santa Catarina. Um vaca charolesa pariu três bezerros de uma só vez – uma fêmea e dois machos -, na Fazenda Ouro Verde, do pecuarista Sergio Tagliari, de 69 anos, na localidade de Guarda Mor, interior do município. Especialistas afirmam que a chance de uma gestação como esta acontecer de forma natural entre bovinos, como ocorreu em Curitibanos, é inferior a 1%. Criador de bovinos há mais de 30 anos, Tagliari conta que nunca tinha visto algo do gênero.

Continua depois da publicidade

– Foi uma surpresa. Gêmeos eu já tinha visto, aconteceu com outro animal, agora três, nunca aconteceu. Mesmo fazendeiros antigos aqui da região nunca tinham visto – relatou o criador.

Os filhotes nasceram no dia 12 de fevereiro e, de acordo com o pecuarista, estão se desenvolvendo normalmente. O professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e especialista na área de reprodução animal, Alceu Mezzalira, explica que existem duas possibilidades para este caso:

– Pode ter ocorrido uma ovulação tripla, em que três espermatozoides fecundaram três óvulos ou ainda dois óvulos foram fecundados dando origem a uma fêmea e a um macho, e houve uma falha na divisão de um destes óvulos, originando dois seres univitelinos, os dois machos – detalhou.

Continua depois da publicidade

Mezzalira relatou ainda que ao longo de 15 anos só se teve notícia de três casos como este em todo o Estado.

– Há sete ou oito anos, em Trombudo Central, vi um caso parecido. Eram bezerros holandeses e, se não me falha a memória, também eram dois machos e uma fêmea -relembrou.

A frequência de gestações de gêmeos e trigêmeos de forma natural entre os bovinos é bastante parecida com a da espécie humana, diz o professor de bovinocultura e etologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.

Continua depois da publicidade

Quando há ocorrência de nascimento de univitelinos, estes animais são muito úteis para os pesquisadores, ressalta o professor.

– Esses animais univitelinos são geneticamente idênticos e podem ser muito úteis para a pesquisa, já que terão uma resposta idêntica a medicamentos, tratamentos ou a um determinado tipo de ração – destacou.

Desvantagens

Apesar de parecer uma boa surpresa para os produtores perceber que seu animal teve duas ou três crias em vez de apenas uma, o fenômeno pode apresentar alguns problemas.

Continua depois da publicidade

– Quando acontece uma gestação assim, o animal pode sofrer na hora do parto e um dos filhotes pode ficar prejudicado, nascer morto. Por isso, o normal é que um nasça menor que o outro, até para evitar esta situação – aponta o professor da Udesc.

Além disso, no caso dos bovinos, quando nasce um macho e uma fêmea, há 90% de o animal de sexo feminino ser infértil, pois os hormônios masculinos interferem em seu desenvolvimento. O produtor precisa ainda ter atenção em relação ao comportamento da mãe com os filhotes.

– É necessário ver se a vaca adotou todos os filhotes e se está amamentando os três. A vaca tem um comportamento materno muito aguçado, mas na natureza ela só dá cria a um animal por vez, então ela pode dar atenção a um e o outro pode ficar prejudicado, com a imunidade baixa. Em um caso extremo, a vaca pode até se recusar a amamentar. Às vezes, o animal não produz leite suficiente para amamentar esses animais nas primeiras oito semanas que são necessárias. Então é preciso um reforço – pondera Pinheiro Machado.

Continua depois da publicidade