Mais potente e equipada com freios ABS e airbag, a versão 2014 do Fiorino chegou ao mercado mais turbinada. O utilitário que tem a base do novo Uno traz vantagens para quem gosta de trabalhar com conforto. Entre os itens disponíveis na versão mais cara estão ar-condicionado, computador de bordo, sensores de estacionamento e rádio MP3.
Continua depois da publicidade
Sobre Rodas percorreu 500 quilômetros com o utilitário na Grande Florianópolis. Apesar de ser um veículo utilizado para o trabalho, o Fiorino demonstrou conforto e bom desempenho no passeio.
Com o ar-condicionado ligado durante todo o percurso e uma carga de aproximadamente 200 quilos, ele não deixou a desejar. O motor EVO Flex é capaz de produzir 85 cavalos de potência a 5.750 rpm (gasolina), com torque de 12,4 kgfm a 3,5 mil rpm. Abastecido a gasolina ou álcool, o minifurgão chega a 100 km/h em 12,4 segundos. O novo peso é de 1.118 kg.
Dirigir o modelo lembra muito o novo Uno. O motorista só percebe que não está num compacto quando perde a visibilidade em algumas manobras, principalmente porque não há um retrovisor interno. O sensor de estacionamento opcional ajuda a resolver o problema.
Continua depois da publicidade
Se, na potência, ele tem vigor, no conforto a situação é semelhante. A direção hidráulica, os vidros elétricos e os desenhos dos bancos mais ergonômicos trazem tranquilidade na hora de dirigir.Um dos pontos fracos do veículo é o pneu estepe localizado atrás dos bancos. Motoristas mais altos que desejam um pouco mais de espaço vão ficar decepcionados ao bater com o banco no pneu ou esbarrar o cotovelo no equipamento.
Deixando de lado o prazer de dirigir e pensando mais no trabalho _ afinal, o modelo é pensando para esse fim _ a Fiat não esqueceu do espaço. O utilitário ficou maior na comparação com a versão anterior _ ganhou 20 cm em comprimento, 2,1 cm em largura, 2,7 cm altura e 14 cm em distância entre eixos. A capacidade da cabine é de 650 quilos. Mesmo com bastante peso, o minifurgão continua estável em curvas.
Como se trata de um utilitário, quem não está acostumado com a suspensão mais rígida pode sentir um pouco de desconforto em ruas com buracos. O painel, também retirado do novo Uno, é simples, mas tem mais espaço para a colocação de objetos, conta-giros e volante escamoteável.
Continua depois da publicidade
>>> Ficha técnica
Combustível: gasolina ou etanol
Potência máxima: 85cv (gasolina) e 88cv (álcool)
Câmbio: marcha manual
Capacidade da carga: 650 kg
Tanque de combustível: 58 litros
Preços: de R$ 38.540 (básico) a R$ 45.684
>>> Pontos positivos
Motor 1.4 dá potência ao utilitário
Desenho dos bancos melhorados
Parte interna traz um melhor acabamento
>>> Pontos negativos
Visibilidade do motorista fica ruim ao dar marcha a ré
Suspensão muito rígida