Subir escadas, correr, pedalar, nadar, pular corda e caminhar são exercícios essenciais para o bom funcionamento do corpo. Primeiro porque elevam o batimento cardíaco e são primordiais para fazer com que o organismo funcione mais e melhor. Além disso, ao ser acelerado por meio da atividade física, o metabolismo – que faz as funções vitais funcionarem – leva o corpo eliminar a gordura extra e ajuda a aumentar a massa muscular.

Continua depois da publicidade

O estilo de vida pontuado por maus hábitos faz com que o metabolismo reaja para atender as necessidades imediatas do corpo. O ideal é manter a rotina saudável, assim, ele funciona de maneira a não comprometer a saúde.

Há pessoas que acham que não fazer uma refeição emagrece e não é bem assim. O funcionamento do corpo é inteligente e, ao pular uma refeição, a ordem de comando para o corpo será de, na próxima refeição, estocar e não gastar energias. Por isso dietas, inclusive as não restritivas, são apresentadas em três importantes refeições ao dia mais duas ou três, fracionando a quantidade de alimentos necessários para o corpo durante o dia.

Vários fatores influenciam no metabolismo, por isso, duas pessoas que comem as mesmas coisas e as mesmas quantidades podem ser diferentes – uma gorda, outra magra. Sexo, idade, peso, altura, genética e até a temperatura são fatores que também exercem influência no metabolismo. Alimentação saudável e atividade física são indicadas para ajustar excessos. Juntas, fazem regular o relógio biológico. Quando tudo está ajustado, o resultado aparece: há a regulação de órgãos vitais, o aumento da massa muscular e a melhoria do condicionamento físico.

O exercício físico ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua e que a alimentação seja adequada, em quantidade e nutrientes, ao gasto calórico.

Continua depois da publicidade

Para acelerar o metabolismo, não fique acomodado e faça as escolhas certas na hora de se alimentar, sem exageros. Com o metabolismo em pleno funcionamento, a disposição aumenta e adeus preguiça. Faça uma caminhada, que tem todos os benefícios de outras atividades físicas aeróbias e é de baixo impacto para as articulações.