A UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU), em Florianópolis, foi isolada e não poderá receber crianças por tempo indeterminado. A medida foi tomada pela direção da unidade depois que uma bactéria multirresistente de um bebê que nasceu com conjuntivite na semana passada foi encontrada em cinco crianças internadas no local. De acordo com o diretor do HU, Carlos Alberto Justo da Silva, o Paraná, os pacientes isolados não correm risco, pois as bactérias estão colonizadas e ainda não houve infecção.

Continua depois da publicidade

– Foi feito o procedimento padrão depois que a comissão de infecção hospitalar encontrou a bactéria. Isto deve gerar uma sobrecarga para o hospital nos próximos dias, já que não temos pessoal para improvisar uma neotologia rapidamente – explicou o diretor.

Na UTI Neonatal do HU existem sete vagas para bebês que necessitam de maior atenção após o nascimento, como os prematuros. A Vigilância Sanitária já foi informada do problema e a previsão é que o local seja reaberto em um mês, de acordo com o diretor.

– Trata-se de uma cyanobactéria que não oferece grandes riscos, desde que seja controlada – adiantou o diretor.

Continua depois da publicidade