A maternidade Darcy Vargas apresentou superlotação durante a última quinta-feira (13) e nesta sexta-feira (14) nos dez leitos neonatais disponíveis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com informação de uma leitora que aguarda atendimento, ela precisaria realizar o parto de forma urgente em função de complicações na gestação, mas ainda aguarda vaga.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo ela, na manhã da última quinta-feira (13), ela foi encaminhada para a maternidade apresentando dilatação, e a equipe estaria dando remédio para não dilatar mais em razão da falta de vagas na UTI. Segundo a maternidade, esse seria um procedimento normal em casos específicos como o da paciente em questão. Ela retornou na manhã desta sexta-feira (14), mas a maternidade ainda não tem leitos neonatais disponíveis.

– Só que falta chegar até essa etapa da gravidez e acontecer algo de ruim – diz a mulher, preocupada com a situação.

A direção da maternidade informou que está acionando a regulação de leitos para adequações de pacientes da macrorregião em demais unidades do Estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, este é um problema recorrente. Ainda não há informação do destino dos pacientes. Nas demais unidades da maternidade, a lotação está em 76%. Segundo a secretaria, tem se mantido de 12 a 14 atendimentos na UTI para as 10 vagas disponíveis.

Continua depois da publicidade