A falta de pintura das faixas de pedestres é um dos problemas apontados pelos moradores da rua Helmut Fallgatter, na zona Leste de Joinville. A cozinheira Ana Maria Nogueira mora em uma lateral da rua e precisa atravessá-la todos os dias. Segundo ela, há situações em que é necessário quase implorar aos motoristas para que eles parem e liberem a passagem aos pedestres.

Continua depois da publicidade

— Só a faixa não adianta. Precisamos de mais um sinaleiro aqui para ajudar as pessoas a atravessar — defende.

Uma das críticas de Ana Maria também é com a falta de paciência dos motoristas. Ela já foi atropelada enquanto atravessava na faixa, há cerca de dois meses. A cozinheira conta que os carros pararam, mas uma moto veio de trás e a atropelou. Por sorte, não se machucou.

O aposentado Osvaldo da Silva, 59 anos, mora há mais de três décadas em uma lateral da rua Helmut Fallgatter e também salienta a dificuldade para os pedestres. Ele conta que já chegou a ficar 30 minutos esperando para conseguir atravessar.

— É muito perigoso aqui. Tem pessoas mais idosas que precisam até passar correndo para atravessar.

Continua depois da publicidade

Outro ponto de atenção é a pintura desgastada e as irregularidades que causam insegurança na ciclofaixa, que se estende por toda a rua Helmut Fallgatter, O aposentado Nelson Jorge da Silva, 59 anos, mora há três décadas no local e costuma passar frequentemente pela rua de bicicleta.

— Eu já furei o pneu algumas vezes porque na ciclofaixa tem buracos e muito cascalho de metal que cai dos caminhões. Minha mulher vai de bicicleta para a igreja e também já furou — conta.

A Prefeitura informou que a ciclofaixa passará por revitalização quando a rua for recapeada. Sobre a sinalização da via, no momento não há previsão de ampliação de redutores de velocidade e semáforos já existentes. De acordo com o município, as faixas de pedestres da via foram revitalizadas recentemente.