O primeiro dia para quem voltou das férias coletivas e utiliza o transporte coletivo foi de susto em Jaraguá do Sul. Os usuários estão pagando 30 centavos a mais pelo serviço das linhas municipais. O reajuste de 8,33% começou a valer ontem. A concessionária responsável Viação Canarinho pedia um aumento de 11,88%.

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Após dez meses do último reajuste, o que mais se ouviu nos pontos de ônibus e no terminal foi “de novo?”. Utilizando a mesma indagação, a usuária Irene Bertolde Pereira acredita que vai pesar no bolso, mas, principalmente, para o trabalhador que usa todos os dias.

– Eu uso em casos de emergência, mas acaba sendo bastante. Com tudo aumentando, era impossível esperar que o transporte coletivo também não aumentasse – afirma.

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Outra usuária que começa a pensar no aumento das despesas é Edicleia de Lara. Ela é responsável por fazer os pagamentos de casa, levar os filhos para o médico ou escola e mora em um dos bairros mais afastados da cidade, Três Rios do Norte.

– Agora vai pesar, minha filha completou sete anos e vai pagar passagem. Eu não tenho com quem deixar as crianças quando saio por isso o aumento será de 60 centavos com as passagens de ida e mais 60 com as de volta.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo Ronis Bosse, a comissão chegou ao valor de 8,33% correspondente a inflação do período do último reajuste que ocorreu em março de 2015 até fechar dezembro. Sendo assim, os valores das passagens passaram de R$ 3,35 para R$ 3,65 para a antecipada, aquela que é paga pelo usuário por meio do cartão de acesso às catracas dos ônibus e de R$ 3,65 para R$ 3,90 a embarcada, aquela em que o usuário não usa o cartão de acesso e paga na hora. Os usuários que ainda possuem carga nos cartões, terão 30 dias para utilizar os créditos com o valor antigo da passagem.

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No entanto, o diretor da Viação Canarinho Décio Bogo afirma que o aumento trará um desiquilíbrio na planilha de gastos. Em um primeiro momento, a empresa irá tentar administrar os 1600 horários de ônibus com o reajuste decretado.

– Caso o desequilíbrio fique enorme, vamos cortar custos e analisar o desempenho das linhas. Para o aumento ficar no mínimo que precisávamos, seria necessário um reajuste de 35 centavos por passagem.