Dificuldade para entender o lado da rua em que o ônibus vai passar, falta de praticidade e problemas com exatidão nos horários são algumas das reclamações feitas pelos usuários do aplicativo Floripa no Ponto 2.0. O sistema é usado para acompanhar em tempo real as linhas do transporte coletivo de Florianópolis e foi lançado em abril.
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Desde que foi ao ar, o aplicativo foi baixado por cerca de 10 mil usuários. O anterior, o Floripa no Ponto, chegou a somar mais de 100 mil downloads durante o tempo que ficou ativo.
Em relatos feitos ao NSC Total, alguns moradores afirmaram preferir não utilizar o novo sistema, devido às dificuldades de usabilidade que ele apresenta. Por isso, preferem acompanhar as atualizações do transporte coletivo pelo Google, por exemplo, ou aplicativos gerais como o Moovit.
— Antes a gente podia ver os horários que estavam “saindo do bairro” e “saindo do terminal” e agora só tem saindo da plataforma para algumas linhas e isso é ruim, porque não sei que horas ele vai passar na minha casa. Aí acabo olhando o site, porque o tempo real nem sempre funciona — contou Mariana, estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
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A reportagem testou o aplicativo no dia 4 de maio e constatou inconsistências nos horários do “tempo real”. Em um ponto de ônibus da Rua Madre Benvenuta, por exemplo, o transporte que tinha como destino Canasvieiras passaria em 8 minutos, segundo o sistema, quando, na verdade, em 3 minutos estava no local.
Apesar disso, algumas outras linhas seguiram o horário previsto, como a 184 (UDESC). Mesmo assim, o “agora” do tempo real, que indica o momento em que o ônibus passa pelo ponto, apareceu cerca de dois minutos antes do momento exato que o veículo chegou.

— No aplicativo anterior os horários eram mais corretos, a gente conseguia acompanhar o trajeto dos ônibus e mais linhas, agora a gente consegue ver só o que é específico para aquele ponto e horário. Tá confuso, não aparece o nome da linha completa, só o número e pra onde vai. O que para mim é o pior problema — reclama João Vitor.
Entre as reclamações está também a localização atual do usuário, que agora não é mais automática ao apontar o ponto de ônibus mais próximo. Conforme o que dizem os usuários, a “depender da distância” em que se encontram da parada, por exemplo, é melhor não arriscar ir até o ponto.
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— Aplicativo confuso, difícil saber o horário do ônibus, pois a atualização da posição está sempre com atraso. É mais fácil sentar no ônibus e aguardar pelo próximo mesmo sem ter ideia de quando ele vem. É péssimo — disse Dom Alexander Siqueira.
Em nota, a prefeitura afirmou que, junto com o Consórcio Fênix, acompanha os feedbacks dos usuários e realiza os ajustes necessários de forma regular. A administração disse ainda que, por ser um aplicativo novo, “os usuários ainda estão se adaptando às mudanças”.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura, juntamente com o Consórcio Fênix, vem acompanhando os feedbacks de usuários sobre o novo app Floripa no Ponto 2.0 nas lojas de aplicativos e via SAC. A partir disso, os ajustes necessários estão sendo feitos regularmente, com atualizações e melhorias pontuais. O Consórcio relata também que, nos casos de dificuldade de uso, pela mudança de interface e novas funcionalidades, está instruindo todos os contatos recebidos, bem como, quando aplicável, realizando adequações no aplicativo. A PMF reforça que nessas primeiras semanas, muitos usuários ainda estão se adaptando às mudanças, podendo ocorrer também, instabilidades pontuais que estão sendo acompanhadas e corrigidas.
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