Uma lista com as cem melhores universidade do mundo, divulgada ontem, indica que o Brasil tem muito a avançar no Ensino Superior. A classificação feita por uma entidade britânica inclui apenas uma instituição do país – a Universidade de São Paulo – na relação.

Continua depois da publicidade

Não há também nenhuma outra universidade da América Latina no ranking elaborado pelo Times Higher Education, um dos mais importantes avaliadores de educação no mundo.

A entidade ouviu estudantes e pesquisadores de 137 países. A intenção foi formar um ranking de reputação com a indicação das melhores universidades do mundo.

No ano passado, a Universidade de São Paulo não figurava entre as cem melhores do levantamento. Na lista deste ano, aparece entre as 70 instituições de Ensino Superior mais bem avaliadas, entre o 61º e o 70º lugar (sem posição definida).

O país com mais instituições com melhor reputação continua a ser os Estados Unidos, que têm 44 universidades na lista. O país da América do Norte conta com a primeira colocada no ranking – a Universidade de Harvard, e outras três instituições entre as seis melhores.

Continua depois da publicidade

No ranking geral, divulgado no fim do ano passado, que envolve 13 critérios, entre eles a relação aluno e professor, quantidade de discentes e docentes estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados e dinheiro aplicado em pesquisa, a USP aparece em 178º lugar e a Unicamp em 286º.

Boa reputação de instituição facilita acesso a recursos

De acordo com o site do Times Higher Education, os dados divulgados são usados por estudantes de graduação e pós-graduação na seleção dos cursos, por acadêmicos para informar as decisões de carreira, por equipes de investigação para identificar novos parceiros de cooperação, e, pelos gestores universitários para aferir o seu desempenho e definir prioridades estratégicas.

Uma boa reputação da instituição pode facilitar a obtenção de dinheiro para pesquisas, atrair estudantes e também professores e pesquisadores capacitados de outros países.

A lista

1º Universidade Harvard (EUA)

2º Instituto Tecnológico de Massachusetts (EUA)

3º Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha)

4º Universidade Stanford (EUA)

5º Universidade da Califórnia – Berkeley (EUA)

6º Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

7º Universidade Princeton (EUA)

8º Universidade de Tóquio (Japão)

9º Universidade da Califórnia – Los Angeles (EUA)

10º Universidade Yale (EUA)

61º -70º Universidade de São Paulo (Brasil)

SAIBA MAIS

– Com mais instituições no ranking, os EUA têm 44 universidades entre as cem mais bem avaliadas – sete entre as 10 primeiras.

Continua depois da publicidade

– Na sequência vem Grã-Bretanha, com 10 das cem e duas entre as 10 primeiras

– O Japão é o primeiro país de língua não inglesa a aparecer nas primeiras posições (Universidade de Tóquio, 8º).