Crianças e adolescentes que estudam na rede pública ou privada de Santa Catarina, terão a oportunidade de participar nesta terça-feira (31) da 12ª edição do Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que acontece este ano no CentroSul, em Florianópolis. São esperados aproximadamente mil participantes de 57 municípios.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A programação, promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Escola do Legislativo, faz parte do Programa Vereador Mirim. O projeto busca promover a interação entre a Câmara Municipal e as escolas, permitindo ao estudante entender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.

Jorginho quer exemplo do Canal do Panamá para conter cheias em SC

Este ano, o tema escolhido para debate foi ”O uso excessivo da tecnologia e redes sociais”. Há uma preocupação do poder público com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil, já que a dependência tecnológica passou a ser reconhecida como um transtorno mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Continua depois da publicidade

Carta que pode auxiliar na criação de leis e políticas públicas

Antes do encontro, os estudantes já haviam participado de debates sobre o assunto, que foram realizados nas conferências regionais de vereadores mirins. Os alunos de ensino fundamental que participam do projeto tiveram a oportunidade de conversar com especialistas e propor sugestões para solucionar o problema, que podem auxiliar leis e políticas públicas no futuro.

Túnel Antonieta de Barros será interditado até quarta-feira

Um documento com essas propostas será entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e ao governador do Estado durante o congresso.

A programação conta com a palestra do psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco, uma das maiores referências nacionais sobre enfrentamento e prevenção da dependência tecnológica entre crianças e adolescentes.

Atualmente, 86% dos 30 milhões de brasileiros entre 9 e 17 anos são usuários de internet e 82% possuem perfil em redes sociais. É o que diz uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil 2018 e divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia também

Doenças virais aumentam em Canoinhas depois do registro de enchentes

Quem era a adolescente que morreu em acidente em carro da família em SC