Alguns equipamentos são bem básicos: sunga, camiseta e tênis. Para muitos atletas, no entanto, utensílios mais sofisticados podem fazer a diferença durante a disputa do Ironman. A única seletiva da prova em todo o mundo que é disputada na América Latina será realizada pela 10ª vez em Florianópolis no domingo, dia 30, com largada marcada para as 7h no bairro Jurerê Internacional, Norte da Ilha.

Continua depois da publicidade

Bicicleta e meia de compressão

Espécie de triatlo mais exigente, o trajeto do Ironman é divido em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Durante a primeira parte é provável que todos os atletas utilizem uma roupa de borracha que combate o frio e ajuda o corpo humano a flutuar na água. A roupa é liberada para todos os amadores e para os atletas de elite somente se a temperatura da água estiver abaixo dos 22º, o que deve acontecer.

Já um fator pré-prova é considerado crucial para a segunda parte: a escolha da bicicleta ideal, de um modelo específico para provas de triatlo. Segundo o preparador físico Gustavo Pinto, que está treinando cinco atletas para o Ironman deste ano, a bike tem que servir “como um tênis” no atleta. Muitos competidores com melhor condição financeira adquirem rodas especiais sem aros, semelhantes a um disco, que aumentam a velocidade durante a pedalada (ao custo de uma bagatela de aproximadamente R$ 4 mil). O uso de capacetes é obrigatório.

Na última e mais desgastante parte do desafio, a corrida, não há muita opção no quesito equipamentos. A moda é a utilização de uma “meia de compressão”, que massageia os músculos da perna e ajuda a bombear sangue de volta para o coração. Fora isso, a artimanha é o competidor utilizar o tênis para corrida mais confortável que possui. A verdade é que muitos atletas amadores utilizam equipamentos mais sofisticados do que os próprios profissionais.

Continua depois da publicidade

Seletiva leva ao Havaí

Os cinco atletas de elite com melhor classificação (três homens e duas mulheres), além de cerca de 50 amadores, terão vaga garantida na final do Campeonato Mundial de Ironman. A decisão é disputada em outubro no Havaí. A organização do evento em Santa Catarina também vai distribuir US$ 80 mil em premiação.