Os efeitos do uso excessivo de mídias digitais por crianças durante a pandemia tem gerado preocupação nos consultórios, o que levou a Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) a publicar um alerta para pais e filhos. Médicos relatam que diversos distúrbios estão aparecendo com mais frequência, como casos de obesidade infantil e piora de transtornos psicológicos.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O documento publicado pela SCP destaca que por passar mais tempo em casa durante a pandemia, crianças, cada vez mais novas, passaram a usar excessivamente as mídias digitais. O uso precoce e a exposição prolongada às telas têm provocado alterações no comportamento, desenvolvimento e sono.
Conforme o médico Edmundo Weber Filho, segundo vice-presidente da SCP, esses transtornos aparecem frequentemente no consultório. Ele relata que tem atentido muitos casos de obesidade infantil, dificuldade escolar e distúrbio do sono. Os pacientes com transtornos psicológicos como autismo, depressão e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) têm apresentado gravidade nos quadros.
— Vamos ter muita dificuldade para reverter esses hábitos digitais adquiridos durante a pandemia, por isso estamos fazendo uma campanha para melhorar a qualidade de vida das crianças. Até no consultório, a gente é obrigado a pedir para desligar o celular, tanto pros pais, quanto pras crianças, ou não conseguimos fazer a consulta — destaca.
Continua depois da publicidade
Tempo de uso das mídias por crianças
Segundo a SCP, o tempo máximo de exposição às telas para crianças é:
- Crianças até 2 anos: nenhum tipo de exposição
- Crianças de 2 a 5 anos: uma hohra
- Crianças de 6 a 10 anos: duas
- Adolescentes: três horas
— É um tempo bem curto, porque a criança precisa brincar, precisa ir pra rua, pra desbravar e se desenvolver. Não ganhar as coisas prontas, como vêm nas telas — destaca o médico pediatra Edmundo Weber Filho.
Leia também
Casa em área nobre de Florianópolis que abrigou ex-governadores vai a leilão
Continua depois da publicidade
Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em março, salários e como se inscrever
Crise entre Rússia e Ucrânia pode levar à 3ª Guerra Mundial?