Comum em competições nacionais – Brasileirão e Copa do Brasil – e estaduais, o spray utilizado pelos árbitros para indicar a distância da barreira em cobranças de falta será usado também na Copa do Mundo de 2014. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou nesta quinta-feira, em Marrakesh, que os testes feitos no Mundial do Marrocos e em competições sub-20 e sub-17 foram satisfatórios.
Continua depois da publicidade
– As equipes, os jogadores, os árbitros e as delegações estão contentes com o uso do spray. Um dos representantes do Bayern me disse outro dia que agora, finalmente, as cobranças de falta podem ser realizadas a nove metros de distância e não a seis ou cinco, como acontece muitas vezes. Vamos utilizá-lo no Mundial do Brasil – declarou Blatter em entrevista coletiva.
– Temos que continuar por este caminho. É uma boa solução. Eu era um pouco cético, mas os árbitros pré-selecionados para a Copa estão contentes com o spray – acrescentou o dirigente.
Outro equipamento que também está sendo usado em Marrocos e que estará presente nos estádios brasileiros durante a próxima Copa é a Tecnologia da Linha do Gol. O sistema consiste em câmeras espalhadas pelo local da partida que confirmam quando houve o gol e mandam uma mensagem para o relógio do árbitro do jogo.
Continua depois da publicidade