A difusão das redes sociais entre os brasileiros e o hábito de navegar por estas páginas enquanto o público assiste a televisão está repercutindo na programação da TV aberta. Esta foi uma das revelações do segundo encontro do ano do Fala Mídia, evento promovido pelo Grupo de Mídia de SC com patrocínio da RBS TV nesta quarta-feira em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

De acordo com Delton Batista, diretor comercial da RBS TV e um dos palestrantes do encontro, o consumo de redes sociais simultâneo com a TV é cada vez mais frequente e isso repercute na programação de forma mais intensa e qualitativa.

Essa visão também é compartilhada por Ivan Rysovas. Com passagem pela DPZ, Norte e agências internacionais, como Dentsu e OMD, Rysovas foi o convidado especial para falar sobre TV aberta no evento. Diretor de Mídia da PA Publicidade, ele falou sobre o papel do mídia no mercado de comunicação, a evolução do meio TV aberta nos últimos anos e a relação do público com a televisão.

– Vemos as pessoas assistindo cada vez mais televisão e compartilhando informações com outros meios, mas a TV ainda é o principal ponto de apoio para a grande parte da população – avalia Rysovas.

Continua depois da publicidade

Para ele, os profissionais de comunicação precisam estar cada vez mais preparados para lidar com os diferentes tipos de tecnologia.

Expectativa de crescimento para os próximos anos

Na avaliação dos participantes do encontro, a projeção para a TV aberta é de crescimento nos próximos anos não apenas por conta de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, mas também pela janela de oportunidades que se cria aos anunciantes.

Segundo Rysovas, a confiança das pessoas na TV e a participação de investimentos na televisão têm aumentado nos últimos anos. Ele apresentou cases de empresas e ressaltou a importância de ter um target (público-alvo) bem definido.

Continua depois da publicidade

– A evolução tecnológica permite mais proximidade e envolvimento com os consumidores e todo acompanhamento tecnológico deve ser entendido como parte do negócio.

Ainda participaram do evento o diretor comercial da Globo na região Sul, Marcelo Ligere, e os palestrantes Roberto Bertolin, da RIC Record, e Carlos Joffre do Amaral Neto, do SBT.