Quem usa o cartão de ônibus de forma indevida em Blumenau está enfrentando um problema: o bloqueio do passe. A prefeitura já flagrou mais de 600 casos de usuários “espertinhos” que usaram os cartões estudante, livre e melhor idade mesmo sem ter direito aos descontos e gratuidades.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) verificou um aumento nos últimos meses. Ao todo são 634 cartões bloqueados neste ano. Em agosto foram 109, em julho 327 e em junho 169.
O secretário da SMTT, Alexandro Fernandes, detalha o que ocorre:
— Nos últimos três meses essas tentativas deram um salto. A maioria delas é referente ao cartão da modalidade estudante, que é contemplado com a meia passagem. Nos casos de bloqueio, familiares e amigos dos estudantes contemplados com a meia passagem são flagrados pelo sistema de biometria facial utilizando o recurso que concede o desconto apenas ao titular do cartão, que é de uso pessoal e intransferível — explica.
Continua depois da publicidade
Para combater as fraudes, todos os ônibus são equipados com o sistema de biometria facial. Ao passar pela catraca, todos os passageiros são registrados por uma câmera que fica logo acima do monitor de leitura dos cartões. O próprio sistema faz a leitura facial e compara com a foto do titular do cartão.
Os casos de incompatibilidade, registrados pelo sistema, são avaliados e validados ou não por operadores que, ao identificarem a fraude, realizam um aviso prévio antes de efetivarem o bloqueio. O comunicado é enviado por e-mail, pelo contato informado no cadastro do titular, possibilitando um tempo de defesa de cinco dias antes do bloqueio do cartão.
Diante do registro de fraude, o cartão fica bloqueado — sem a possibilidade de uso ou recarga — durante 30 dias. Se for um caso reincidente o período de bloqueio passa para 60 dias. Para liberá-lo novamente, o titular precisa comparecer na loja da Blumob para.
O pedido deve ser feito presencialmente e acompanhado de um responsável em caso de menor idade até dois dias antes do término do período de bloqueio, sempre com a apresentação do cartão e de documentos pessoais com foto, tanto do titular quanto do responsável.
Continua depois da publicidade
Descontos e gratuidades nos cartões de passe
Blumenau conta com cinco opções de pagamentos por cartão. Entre essas opções estão o passe escolar — que possibilita o pagamento de meia passagem aos estudantes —, e os passes “livre” e “melhor idade”, que têm gratuidade na passagem para pessoas com deficiência e/ou acima de 65 anos de idade.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destaca que as fraudes prejudicam todo o sistema de transporte público:
— As fraudes contribuem para esse desequilíbrio financeiro que será pago por alguém; que será pago pelo poder público e consequentemente pela população — lamenta.
Leia também
Oktoberfest Blumenau virtual e fora de época é a nova aposta de lojistas da Vila Germânica
Continua depois da publicidade
Terreno gigante em Navegantes vai virar bairro planejado com casas, lojas e área logística