O uso de máscaras de proteção passou a ser facultativo em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. De acordo com um decreto assinado pelo pelo prefeito da cidade, João Rodrigues (PSD), nesta quinta-feira (3), a nova norma vale tanto para locais abertos quanto em locais fechados. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o documento, fica “sob responsabilidade de vcada cidadão ou do responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada”. Segundo a prefeitura, a medida não vale para pessoas que estiverem doentes ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus.    

João Rodrigues afirmou que a medida pode ser revista futuramente, mas que em muitos locais as pessoas já não têm usado o objeto. 

— A partir de hoje usa máscara quem quiser em qualquer ambiente. Não será mais obrigatório. Até porque temos visto muitas festas em que ninguém está usando. Se for necessário, no futuro, poderemos rever a medida. Mas acredito que não será necessário — afirmou o prefeito.

Continua depois da publicidade

A prefeitura defende que a medida já está sendo tomada em outros países e que a diminuição do número de casos ativos, além dos altos índices de vacinação permiritam que a decisão fosse tomada. 

Decreto torna uso de máscaras facultativo em Chapecó
Documento foi publicado nesta quinta-feira (3) (Foto: Prefeitura de Chapecó, Divulgação)

Covid-19 em Chapecó

De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (3), 28 pessoas estão internadas na cidade por causa da Covid-19; 13 delas, em Unidades de Terapia Intensiva. Os casos ativos registrados no município são 606 e, até esta quinta-feira, 824 pessoas que moravam em Chapecó morreram em decorrência da doença.  

Máscaras em SC

De acordo com um decreto publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de novembro do ano passado, o uso das máscaras é opcional em ambientes abertos onde existe possibilidade de as pessoas manterem o distanciamento. 

Em ambientes fechados ou em locais onde não é possível manter distanciamento, o uso da máscara continua obrigatório.

Continua depois da publicidade

Leia também

Cresce número de acidentes e mortes nas rodovias federais de SC durante o carnaval

Clientes do Itaú relatam depósitos repentinos e sumiço de dinheiro

Entenda os motivos da guerra entre Rússia e Ucrânia