O uso obrigatório de máscara em aeroportos e aviões passa a ser obrigatório a partir desta sexta-feira (25). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu a volta da obrigatoriedade do equipamento após aumento no número de casos no Brasil com a chegada da nova variante BQ1.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Desde agosto deste ano o uso de máscaras, obrigatório desde 2020, estava colocado apenas como recomendação. Segundo a Anvisa, a proximidade com as festas de fim de ano e a possibilidade de o quadro da doença no país ser agravado com o grande fluxo de viajantes esperado nos aeroportos entre novembro e janeiro influenciaram também na decisão, que ocorreu na terça-ferira (22).
Veja novas regras
- O uso de máscaras é obrigatório no interior dos aeroportos e aviões ou ônibus e outros estabelecimentos localizados nessas áreas;
- As máscaras devem estar ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, queixo e boca, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar. Somente será permitida a remoção da máscara para hidratação e alimentação;
Continua depois da publicidade
- A exceção para essa última regra fica para crianças com menos de 3 anos de idade, pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da proteção. Nesses casos o uso de mascáras não é obrigatório.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Suspeito de matar professora em Florianópolis era investigado por sequestro e ameaça
Três apostas de SC acertam na quina da Mega-Sena e levam R$ 42 mil cada