Messenger ou simplesmente MSN esteve presente na casa da maioria dos brasileiros e ainda faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Foi cupido de muitos namoros, chamou a atenção de desatentos, esteve no centro de brigas entre casais e até comunicou o término de relacionamentos. Agora, 13 anos depois de ser lançado na web, a Microsoft, idealizadora da plataforma, anunciou que ela será substituída pelo Skype no primeiro trimestre de 2013.

Continua depois da publicidade

Quem não quer esperar a sua retirada do mercado já pode baixar a versão 6.0 do Skype e migrar os contatos do MSN para a nova ferramenta. Eliezer Fernandes, especialista em comunicações unificadas da KeepIt, empresa de Blumenau parceira da Microsoft, acredita que a aceitação do Skype por usuários do Messenger será positiva.

Ele lembra que o Skype é uma multiplataforma – tem versões para tablets, celulares e computadores -, enquanto o programa de mensagens instantâneas só roda no sistema operacional da Microsoft. A limitação fazia com que muitos usuários baixassem programas alternativos para acessar o MSN, como o popular E-Buddy.

– A grande vantagem que eu vejo na migração é o desempenho do Skype em celular. Para a utilização de vídeos em rede 3G, ele funciona muito bem. A tecnologia de compactação de áudio também é superior ao MSN – afirma.

Continua depois da publicidade

A possibilidade de realizar videoconferências e fazer ligações gratuitas atraiu o diretor executivo da SocialBase, Radamés Martini, e o diretor de tecnologia, Paulo Ross, a usar o Skype no trabalho.

Programas interligados por uma mesma senha

Ambos acreditam que o viés do programa contribuiu para que a Microsoft apostasse no produto e não no Messenger, que ficou restrito a bate-papos pessoais.

– A primeira coisa que peço aos novos funcionários é abrir uma conta no Skype – diz Martini.

Continua depois da publicidade

A ideia da Microsoft ao lançar o Windows 8, no dia 26 de outubro, e migrar o MSN para o Skype, faz parte de um investimento da empresa em integração de plataformas. A expectativa é a de que o cliente da Microsoft possa estar conectado com todos os programas sem que sejam necessárias senhas para cada aplicativo.

Fernandes conta que a pessoa que utilizar o Xbox, videogame da marca, poderá conversar com “inimigo” de batalha a partir do Skype. O programa também pode ser usado no Windows Fone.