A usina de dessalinização que deve ser construída na Praia do Futuro, em Fortaleza, vai mudar de lugar para ficar mais distante dos cabos subterrâneos de internet que passam pelo local. A mudança foi confirmada pelo governo cearense na tarde de segunda-feira (10).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com informações do g1, a usina continuará na Praia do Futuro, no entanto, será instalada a mais de 1 mil metros do local que estava previsto. Isso porque, conforme os responsáveis pelo projeto, vai afastar qualquer risco de interferência com os cabos subterrâneos de internet. Além disso, a estrutura de captação das águas do mar também será deslocada junto à usina.
Ainda conforme o g1, no espaço onde era prevista a construção da usina a previsão do governo é instalar um centro de ensino tecnológico.
Funcionamento de internet poderia ser interrompido, diz empresas
A Praia do Futuro é um dos locais no Brasil mais próximos da Europa e, por este motivo, é o lugar que primeiro recebe cabos de fibra ótica do continente. A partir de lá, explica o g1, esses cabos vão para Rio de Janeiro, São Paulo e países da América Latina e são responsáveis por 99% do tráfego de dados do país.
Continua depois da publicidade
As empresas de telecomunicações eram contra a localização inicial da usina sob o argumento de que as estruturas da construção poderiam afetar os cabos e interromper o funcionamento da internet no Brasil.
Já o governo do Ceará defende a construção como um os mecanismos de combate à seca. Segundo informações do g1, uma vez pronta, a usina iria converter a água salgada do mar em água potável, ajudando no abastecimento da população.
Leia também
Construção de usina que pode “derrubar” a internet no Brasil é autorizada; entenda
Com meta de 90%, cobertura vacinal da dengue é de 25% em SC, mesmo com escalada de mortes