Uma comitiva de chineses esteve em Itajaí e no Sul do Estado nesta semana, onde conheceu o projeto da Usina Termelétrica Sul Catarinense (Usitesc), em Treviso. Iniciado há 15 anos, o projeto prevê um investimento de R$ 10 milhões para ampliar a infraestrutura do município. O licenciamento ambiental da obra já existe e a expectativa é que 5 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na região. Agora o município busca investidores com capacidade para realizar o projeto da usina de alta tecnologia e não poluente com uso do carvão mineral.
Continua depois da publicidade
Governador no Sul
Com Raimundo Colombo em viagem na Alemanha, o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, deve comparecer a posse do novo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), Olvacir Bez Fontana, nesta quinta-feira, em Criciúma. Fontana assume pela segunda vez o cargo e fica até 2017
Planejamento para uso dos recursos hídricos
A Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá ocupa uma área de 3.089 km², integrando 16 municípios do Sul. Esse é um dos pontos considerados críticos em Santa Catarina em relação à disponibilidade hídrica e à qualidade das águas, por causa do crescimento econômico sem planejamento adequado. A novidade é que nesta quinta-feira acontece a entrega do Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá aos mais de 330 mil moradores. Esta é a primeira vez que a região do extremo sul terá um planejamento, buscando atender a todos os cidadãos, garantindo a qualidade da água para os próximos anos.
Continua depois da publicidade