Entre as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) está previsto o investimento em usinas de biogás para o reaproveitamento do lixo na criação de energia.

Continua depois da publicidade

De acordo com a assessora de saneamento e meio ambiente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Simone Gomes, a entidade tenta viabilizar uma usina de biogás para a região, que provavelmente será construída em Timbó.

Leia mais

:: Blumenau e Brusque ainda não têm Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos

Continua depois da publicidade

:: Cidades do Médio Vale se uniram em consórcio para criar plano intermunicipal de gestão de resíduos sólidos

– Ainda não tivemos um retorno positivo do governo pois a prioridade no momento é acabar com os lixões, que ainda existem em muitos lugares do país. Então a maior parte do dinheiro vai para os projetos de aterros sanitários, as usinas de biogás são um passo a frente, mas que é certamente um plano para os próximos anos.

Pelo projeto da Ammvi, a usina em Timbó teria capacidade mínima de receber 50 mil toneladas de lixo orgânico por ano para transformação, podendo chegar a 150 mil toneladas anuais. Segundo a assessora de saneamento e meio ambiente, a ideia da entidade é buscar investimento da iniciativa privada para acelerar o projeto e não depender exclusivamente do poder público.

Continua depois da publicidade