Especial
JEFF SEVERINO
Já imaginou montanhas, mar, conteúdo histórico-cultural e uma gastronomia invejável em um único e paradisíaco lugar? Assim começa a temporada primavera/verão em Ushuaia.
Continua depois da publicidade
A Terra do Fogo é um conjunto de ilhas no extremo meridional da América do Sul, espécie de continuação insular da Patagônia. A maior das ilhas, chamada Ilha Grande da Terra do Fogo, é separada do continente pelo Estreito de Magalhães. Atualmente, a porção oeste da Terra do Fogo, onde estão situadas as cidades de Punta Arenas e Porvenir, pertence ao Chile, enquanto o leste integra o território argentino. A capital da Terra do Fogo argentina é Ushuaia.
Continua depois da publicidade
Além de uma natureza exuberante, Ushuaia tem atraído grandes executivos brasileiros e suas famílias por ser um programa de grande diversidade, em que dá para aproveitar atividades diversas no inverno, com os atrativos de neve, e, no verão, com trilhas, passeios de quadriciclos, 4×4 off road, navegações, passeios a cavalo, bicicletas e canoagem. A minha dica são os pacotes que tenham pelo menos cinco dias de duração.
Passeios no fim do mundo
Carinhosamente chamada de “cidade del fin del mundo”, por estar localizada no extremo da América do Sul, Ushuaia despertou a curiosidade de grandes nomes da história mundial, como Charles Darwin, Júlio Verne, Jacques Custeau e, mais recentemente, Amyr Klink. Isso porque, dada à explosão de cores da flora e à preservação de animais diversos, é conhecida como berço da natureza.
Outro ponto indiscutível e de altíssima qualidade é a gastronomia, que mescla culinária do campo com pratos especiais, preparados por chefs e gourmets de cozinha internacional. Entre eles, a merluza negra, a centolla e o espetacular cordero fueguino.
No calendário cultural de eventos importantes, está o Festival Internacional de Música Clássica, a Bienal do Fim do Mundo e o Jazz ao Fimdo Mundo. Para quem não sabe, Ushuaia tem também um dos 15 aeroportos mais bonitos do mundo, e está entre os 10 melhores.
Continua depois da publicidade
O que fazer lá
Comece pelo Canal de Beagle. A partir de Ushuaia, pode-se passear de barco pelo canal, o mesmo percorrido por Darwin e Fitz Roy na embarcação HMS Beagle no século 19. As ilhas do canal, verdadeiras reservas de fauna marinha, são habitadas por focas, lobos e elefantes marinhos. Após siga para o Parque Nacional da Terra do Fogo. Lá existem vistas espetaculares de lagos e montanhas.
Visite o Museo Marítimo, que fica no antigo presídio de Ushuaia e teve importante papel na colonização do lugar. Na época, os prisioneiros trabalhavam colaborando na construção de ruas e calçadasl. No mesmo prédio funciona o pequeno Museu da Marinha, com miniaturas de barcos a vela e a vapor de diferentes épocas e fotos de expedições que percorreram a Terra do Fogo, além de funcionar também uma galeria de arte que oferece exposições.
O Museo del Fin del Mundo ocupa o antigo prédio onde funcionou, até 1978, o Banco de la Nación Argentina de Ushuaia. O acervo compreende uma boa variedade de objetos utilizados pelos colonizadores da região. Muitas peças foram recuperadas dos numerosos navios que encalharam ou afundaram no Canal de Beagle.
Não esqueça do Tren del Fin del Mundo. A 8 quilômetros de Ushuaia, esse trem histórico reconstitui uma parte do trajeto feito por aquele construído com a mão-de-obra de prisioneiros e utilizado por eles para ir cortar madeira. O passeio, que demora cerca de duas horas, percorre parte do Parque Nacional da Terra do Fogo.
Continua depois da publicidade